02/09/2024 às 13h33min - Atualizada em 02/09/2024 às 13h33min

Debate na Itatiaia: candidatos apresentam propostas para saúde, mobilidade e saneamento básico

Heron Guimarães (União Brasil), Dr. Vinícius (PV) e Pedro Betinense (Moboliza), candidatos à Prefeitura de Betim, participam de debate promovido pela Itatiaia

- Itatiaia
Reprodução Itatiaia

Os candidatos à prefeitura de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, responderam, no segundo bloco do debate da Itatiaia, sobre temas de relevância para a cidade enviados por moradores. Assuntos como saúde, mobilidade e saneamento na cidade foram abordados pela população.

Neste bloco, foram enviadas perguntas aos candidatos Heron Guimarães (União Brasil), Pedro Betinense (Mobiliza) e Dr Vinícius (PV). Um dos temas mais recorrentes nas eleições da cidade da Grande BH é a situação da saúde. O assunto foi questionado por um morador e Dr. Vinícius foi o primeiro a responder.

 

“A saúde pública é o que a população de Betim mais reclama. Falta de medicamento, estrutura, pessoas morrem na fila. É um absurdo uma cidade rica como essa passar por isso. Um investimento anual de R$ 700 milhões e a população morrendo na fila. Você pega a UAI Alterosa destruída para construir outra. Não funciona. Temos que fazer concurso público para contratar mais médicos e enfermeiros”, disse.


O comentário sobre esta resposta foi de Heron Guimarães, que defendeu a atual gestão, de Vittorio Medioli (sem partido). “Vamos ser efetivos. Das 42 UBS que há na cidade, 21 foram construídas pelo Vittorio. Das 4 UPAs que temos na cidade, 2 foram reconstruídas pelo Vittorio. O Hospital Regional vai ganhar uma expansão com 6 andares. E vamos contratar mais médicos”, prometeu.

Mobilidade
Outra pergunta enviada por uma moradora de Betim foi sobre a acessibilidade e a qualidade dos ônibus de Betim. O prefeito eleito na cidade terá a responsabilidade de fazer um novo contrato para gerir o transporte público do município. A pergunta foi respondida pelo candidato Heron Guimarães, que afirma ter um novo projeto para a cidade.

 

“Nós temos uma bela chance de, no ano de 2025, fazer uma nova licitação no transporte público. Vamos fazer um novo traçado, uma nova malha para o transporte público da cidade. A nossa ideia é sair do centro, ir para a regional, da regional para os bairros. Vamos unificar o sistema e, assim, a câmara de compensação tarifária e o lucro dos dois serviços serão divididos”, comentou.


O comentário foi do Dr. Vinicius, que defendeu a modernização do sistema: “Em todos os locais que a gente vai, um dos maiores problemas é a questão do transporte público. Você não vê um transporte integrado, otimizado e moderno. Hoje você não tem uma tecnologia que funcione de fato para a população. Temos que modernizar, fazer com que a população vá dos bairros para o centro com uma tarifa única. Temos que chamar os responsáveis pelo transporte para dialogar e resolver”.

Moradores de rua
A situação dos moradores de rua de Betim também foi abordada. Em sua resposta, Pedro Betinense disse que pretende criar programas para pessoas em vulnerabilidade.

 

“A gente vê com preocupação e o descaso do governo, que simplesmente não atua, criando uma verdadeira Cracolândia em alguns locais. Quando for prefeito não vou permitir que estas pessoas continuem. Aqueles que necessitarem de apoio psicológico nós daremos. Aqueles que precisarem de saúde, levaremos. Aqueles que quiserem trabalhar, faremos programas para limpar esta cidade. Temos que dar dignidade. Aqueles que não quiserem não poderão ficar em Betim”.


Heron Guimarães, em seu comentário, criticou a chegada de venezuelanos à cidade. “A primeira coisa a se fazer é não deixar o partido do Dr. Vinícius (PV) voltar. Porque eles motivaram uma invasão de pessoas venezuelanas que prejudicaram muito a cidade. Quando chega esse pessoal da Venezuela para cá, que foi trazido pelo presidente, fica difícil fazer política pública”, disse.

Saneamento básico
Os candidatos responderam ainda questões sobre o saneamento básico de Betim. O candidato Dr. Vinícius criticou a gestão dos recursos da cidade para resolver o problema. “Não dá para aceitar uma cidade rica como essa ainda ter esta questão. É uma questão de saúde pública. Minha bandeira é a cidade de Betim. Se o partido do candidato do prefeito fosse humano estas pessoas não estariam sofrendo com a falta de saneamento básico. Eu governo com pessoas e com pessoas honestas”.

Pedro Betinense, em seu comentário disse que “Betim está envelhecendo mal porque as pessoas que estão na gestão pública são as mesmas há mais de 30 anos. Assim como hoje o Vittorio apoia o Heron, ele já apoiou a Maria do Carmo do PT. Então para mim é tudo a mesma coisa. Eles são o sistema e o sistema não sabe o que fazer conosco porque ele só sabe se beneficiar da gente. Betim vive como se estivesse em 1924. É inaceitável não termos saneamento básico em diversos pontos da cidade”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.