12/09/2024 às 14h33min - Atualizada em 12/09/2024 às 14h33min
Como votam os eleitores de Lula e Bolsonaro nas disputas de SP, Rio e BH, segundo a Quaest
Na capital paulista, levantamento mostra Marçal com metade das intenções de voto entre os que escolheram o ex-presidente em 2022
Caio Sartori e Luísa Marzullo - oglobo.globo.com
Lula e Jair Bolsonaro — Foto: AFP As pesquisas Quaest divulgadas nesta quarta-feira (11) mostram diferentes níveis de transferência de voto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições municipais. Veja abaixo quanto cada candidato conquista dessas fatias da população em São Paulo, Rio e Belo Horizonte, quando considerados os eleitores dos dois presidenciáveis em 2022.
Agregador de pesquisas: Veja os resultados do Rali após últimas pesquisas nas capitais
Sabatina O GLOBO, Extra, Valor e CBN: Paes rebate nota de Ramagem sobre gestão de Castro na segurança: 'Não passaria de ano'
São Paulo
O levantamento na capital paulista ilustra como Pablo Marçal (PRTB) tem conseguido atrair o eleitorado bolsonarista: 50% dos que escolheram o ex-presidente em 2022 declaram agora que vão votar no ex-coach. Ricardo Nunes (MDB), o candidato oficial de Bolsonaro, registra 32%.
Já no eleitorado lulista, Guilherme Boulos (PSOL) consegue 43% e aposta em aumentar esse percentual para assegurar uma vaga no segundo turno contra um dos candidatos da direita. Nunes abocanha 17% dos que votaram em Lula, e Tabata Amaral (PSB), 13%.
Como votam os eleitores de Lula e Bolsonaro em São Paulo — Foto: Editoria de Arte
Como votam os eleitores de Lula e Bolsonaro em São Paulo — Foto: Editoria de Arte
Rio de Janeiro
Na segunda capital mais populosa do país, a pesquisa mostra, acima de tudo, o predomínio absoluto do prefeito Eduardo Paes (PSD). O candidato à reeleição consegue pegar 80% dos votos de Lula, que o apoia, mas também vai muito bem no eleitorado bolsonarista, com 51%.
O candidato de Bolsonaro, Alexandre Ramagem (PL), aparece com 29% dos que optaram pela reeleição do então presidente há dois anos. Para crescer nas pesquisas, ele aposta em aumentar essa parcela, o que ainda tem se dado de forma tímida.
Como votam os eleitores de Lula e Bolsonaro no Rio — Foto: Editoria de Arte
Como votam os eleitores de Lula e Bolsonaro no Rio — Foto: Editoria de Arte
Belo Horizonte
Em BH, por sua vez, chama atenção quão dividido está o eleitorado de Lula — e como o candidato apoiado por ele, Rogério Correia (PT), sofre para representar o lulismo. O petista tem apenas 12% dos votos do padrinho político e vê outros três candidatos empatarem tecnicamente nessa parcela de eleitores. Mauro Tramonte (Republicanos) e Fuad Noman (PSD) contam com 25% cada, e Duda Salabert (PDT), 21%.
Entre bolsonaristas, Bruno Engler (PL) começa a ser mais associado ao ex-presidente e aparece com 38% dos votos dele; Tramonte, 27%.