27/06/2024 às 11h08min - Atualizada em 27/06/2024 às 11h08min

Duda convida Bim da Ambulância para ser vice em sua chapa à Prefeitura de BH

Interlocutores do PDT dizem que convite foi feito em tom de brincadeira, enquanto deputado garante que foi formal

Letícia Fontes e Clarisse Souza - O TEMPO
Duda Salabert (à direita) teria convidado deputado Bim da Ambulância (à esquerda) para ser seu vice Foto: Reprodução/Instagram

Em tom de brincadeira, mas sem desmentir, a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Duda Salabert (PDT), convidou o deputado estadual Bim da Ambulância (Avante) para compor sua chapa como vice nas eleições municipais de outubro. 

Em suas redes sociais, Bim compartilhou o momento e disse que irá pensar no assunto. “Já temos a proposta, é pensar (agora). Calma, Duda, calma. Eu sei que você está com sede e eu sou a fonte. Essa é a estratégia”, disse o deputado em tom de brincadeira.

Em conversa com o Aparte, Bim garantiu que o convite feito por Duda foi formal sim. Segundo ele, a deputada estaria, inclusive, tentando articular a chapa com o presidente nacional do Avante, o deputado federal Luis Tibé. "Eu conduzi de forma extrovertida a conversa, mas é formal sim (o convite). Ela está até tentando articular junto ao Tibet, o nosso presidente nacional do Avante essa possibilidade, uma vez que já externei para ele que eu colocaria meu nome à disposição para disputar a prefeitura, mas essa construção de ser vice da Duda ou até mesmo de outro candidato. O nosso partido construiu essa convergência partidária independente da bandeira, a gente consegue transitar ao centro, à direita, e à esquerda", afirmou.

Interlocutores do PDT garantem que a pré-candidatura de Duda está mantida, mas fontes do partido afirmam que o convite a Bim é uma brincadeira entre os dois deputados. No entanto, sem citar quais legendas, a sigla já estaria já em conversas sobre formação de chapa.

Procurados, dirigidentes do Avante não se manifestaram sobre a "brincadeira" entre Bim e Duda. 

Negociações   
No início do mês, Duda Salabert e a deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede), que também se colocam como pré-candidata à Prefeitura de BH, anunciaram que vão caminhar juntas na disputa pelo Executivo municipal. Interlocutores das duas  deputadas garantem que a parceria entre as duas pré-candidatas é mais programática do que de fato viável já que a federal PSOL-Rede, da qual Ana Paula faz parte, já fechou um acordo com o PT para caminhar junto com a pré-candidatura de Rogério Correia (PT) à PBH. A intenção é que Ana Paula apoie Duda, mas que não tenha participação na chapa.

Conforme publicou o Aparte na última semana, uma possível desistência da pré-candidatura de Duda à Prefeitura de Belo Horizonte tem sido uma das principais apostas da campanha do PT em Belo Horizonte para que haja uma união das candidaturas de esquerda à campanha do deputado federal Rogério Correia. 

Interlocutores do PDT garantem que a candidatura de Duda está mantida, mas membros do PT afirmam que há uma tentativa da legenda para que a parlamentar faça parte da chapa do PT e do PSOL. Segundo apurou o Aparte, as negociações entre PT e PDT estão em curso, e a expectativa é que haja uma definição até julho, quando se iniciam as convenções partidárias. Como o presidente nacional licenciado do PDT, Carlos Lupi, é ministro da Previdência do governo Lula, as negociações estariam sendo conduzidas diretamente entre Lupi e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann. A expectativa é que a presença do PDT na base do Palácio do Planalto seja levada em consideração para as articulações em BH.

Em diversas entrevistas, Duda não descarta a união dos nomes da esquerda, entretanto, para ela, a aliança só seria possível se um acordo feito sobre a cabeça de chapa considerasse o candidato com melhor desempenho nas pesquisas. Alguns interlocutores do PT discordam das condições, já que, segundo eles, mais do que pesquisas de intenções de voto, é preciso considerar nas negociações o peso do apoio do presidente Lula, o tempo de TV dos partidos da federação e a militância.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.