02/07/2024 às 13h57min - Atualizada em 02/07/2024 às 13h57min

Ouro Preto recebe apresentação "Brasília: Sinfonia da Alvorada", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes

Obra composta a pedido de Juscelino Kubitschek abre Festival Arte & Movimento da Escola Saramenha de Artes e Ofícios na Casa da Ópera, no dia 13 de julho

- O Tempo
Oscar Niemeyer e Tom Jobim no Palácio da Alvorada Foto: Instituto Tom Jobim

Como musicar a inauguração da nova capital do Brasil, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com suas particularidades e relevância histórica? A Sinfonia da Alvorada, composta em 1959, pelos consagrados artistas Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, foi uma demanda do presidente Juscelino Kubitschek para a inauguração da nova capital do país, Brasília. 

O feito histórico, narrado por Vinícius e musicado por Tom, iria compor um espetáculo de luz e som para o evento, em 21 de abril de 1960. No entanto, a obra foi lançada oficialmente em disco, em fevereiro de 1961 e somente em 1986, seis anos após a morte de Vinícius, a peça estreou na Praça dos Três Poderes, em Brasília. 

Essa é uma das 44 obras, frutos da parceria entre Tom e Vinícius, menos conhecida pelo grande público. Parte dessa lacuna, será preenchida em 13 de julho, em uma apresentação única na Casa da Ópera de Ouro Preto, o mais antigo teatro da América Latina em funcionamento. A proposta é que o projeto siga para outras cidades nos próximos meses, em especial, a capital Brasília. 

A versão que será mostrada na cidade histórica, original para hepteto e voz, contará com direção de Paulo Rogério Lage, conta com músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e com narração do conceituado ator Jonas Bloch. A obra, uma homenagem a JK, nos 122 anos de seu nascimento e 48 de sua morte, faz parte do III Festival Arte & Movimento da Escola Saramenha de Artes e Ofícios, que acontece paralelamente ao Festival de Inverno de Ouro Preto. 

Para Paulo Rogério, responsável também pela produção e direção de grandes espetáculos, como o musical "Música de Protesto Brasileira" e "Valencianas", com Alceu Valença e Orquestra de Ouro Preto, vale destacar a hercúlea tarefa do então presidente Juscelino Kubitschek. "JK compreendeu a grandiosidade da missão e elencou de forma assertiva os já consagrados músicos. Essa obra marca a celebração de um tempo em que o presidente do Brasil se unia ao que havia de melhor na música, na literatura e na arquitetura do país e representa um verdadeiro ato político de exaltação e valorização da cultura”.


 

Festival Arte & Movimento - "Brasília: Sinfonia da Alvorada"

Data: de 13 a 20 de julho
Horário: 20h
Local: Casa da Ópera de Ouro Preto - R. Brg. Musqueira, 104 - Ouro Preto, MG
Ingressos: Gratuitos, por ordem de chegada


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.