20/09/2024 às 07h43min - Atualizada em 20/09/2024 às 07h43min

Impulsionado por diversificação econômica, PIB de Ouro Preto cresce 154%

Diário do Comércio - diariodocomercio.com.br
Foto: Reprodução Adobe Stock

De acordo com dados da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (Adop), o Produto Interno Bruto (PIB) do município registrou um aumento de 154% desde 2020, impulsionado por uma política de diversificação econômica implementada a partir de 2021. A estratégia busca reduzir a dependência do setor de mineração e promover maior estabilidade econômica. Ainda, de acordo com os dados divulgados pela agência, a cidade alcançou pela primeira vez a marca de 20 mil postos de trabalho formais, resultado do crescimento nos setores de construção civil e serviços. (O Liberal – Ouro Preto)

Aeroporto com demanda reprimida
O aeroporto Mário de Almeida Franco tem muita capacidade a ser explorada e está operando com estrutura ociosa. Guilherme Zapola, gerente da concessionária Aena, disse que a empresa está trabalhando para criar novos voos e conexões. “Estamos trabalhando para criar condições para a vinda desses voos. Obviamente, essa tratativa é muito interna entre a companhia aérea e o grupo interessado. Isso a gente até não tem muito acesso à informação, mas, na nossa avaliação, seria muito interessante a vinda desse voo”, opinou. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Hospital implanta “suíte robótica”
O Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) se destacou ao sediar a 1ª Semana de Cirurgia Robótica de Coluna do Centro-Oeste mineiro e oficializar a compra de uma “suíte robótica”, tornando-se o primeiro hospital de Minas Gerais e o segundo do Brasil a adquirir essa tecnologia inovadora. Durante a semana, seis cirurgias robóticas foram realizadas com sucesso, evidenciando os benefícios da tecnologia na precisão e segurança dos procedimentos. A nova infraestrutura inclui equipamentos avançados que permitem operações minimamente invasivas e reduzem a exposição à radiação. (Agora – Divinópolis)

Exibições gratuitas de filmes nas praças
O projeto “Cinema Mineiro nas Praças” iniciará em Governador Valadares e região a partir de 20 de setembro, promovendo exibições gratuitas de filmes independentes em praças públicas até 27 de outubro. Organizado pelo Observatório Criativo GV e apoiado pela Lei Paulo Gustavo, o evento visa valorizar a produção audiovisual local, democratizar o acesso ao cinema e integrar a comunidade em torno da cultura. O projeto tem como objetivo destacar o talento dos cineastas mineiros e aproximar o cinema do cotidiano das pessoas. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Combate à desnutrição infantil em Tiradentes
Famílias da cidade de Tiradentes, no Campo das Vertentes, estão sendo beneficiadas por uma iniciativa de combate à desnutrição infantil, que tem como objetivo proteger as crianças na primeira infância. A partir do projeto Casa Nutri de Recuperação e Educação Nutricional, que conta com a participação da Emater-MG, foram implantadas hortas nas propriedades das famílias. A ação estimula uma alimentação mais saudável, contribuindo para que as crianças desenvolvam o seu potencial. (Jornal Panorama – Caxambu)

BR-459, BR-146 e Contorno em obras
Até o dia 21 de setembro, 13 equipes estão realizando obras de manutenção preventiva nas rodovias BR-459, BR-146, Rodovia do Contorno e MG-290, em Minas Gerais, visando preparar as vias para o período chuvoso. As intervenções incluem revitalização de pavimento, sinalização horizontal e instalação de tachas refletivas, com destaque para a BR-459, que receberá extensas melhorias em Ipuiúna e outros trechos. As obras poderão causar bloqueios temporários e operarão com o esquema “pare e siga”, com a programação sujeita a mudanças devido às condições climáticas. A sinalização adequada será mantida para garantir a segurança dos motoristas. (Poços.com – Poços de Caldas)

Moradores formam brigada de incêndios
Em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, moradores formaram a “Brigada Amada” para combater incêndios florestais na região, severamente afetada pela seca e pelo fogo. Após anos lidando com incêndios de forma improvisada, o grupo agora está se organizando e se capacitando com a ajuda da Secretaria de Meio Ambiente e dos Bombeiros Militares. A brigada já participou de combate a incêndios recentes e está buscando apoio da comunidade, entidades públicas e privadas para adquirir equipamentos e promover campanhas de educação ambiental. A brigada também planeja ações de prevenção, como a preparação de aceiros e o reflorestamento das áreas queimadas. (O Liberal – Ouro Preto)


Dmae faz rodízio em Poços
A estiagem prolongada e a falta de previsão de chuvas para as próximas semanas têm afetado o setor de abastecimento de água em todo o País. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, milhares de municípios no País estão em situação de seca severa ou extrema, entre eles, Poços de Caldas (seca severa). O município depende exclusivamente da água de chuvas para realizar o abastecimento em toda a cidade e, por isso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) montou um “Gabinete de Crise Hídrica”, com a participação de diversos setores da autarquia, buscando planejar ações que possam minimizar impactos à população, entre elas, as manobras. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Campanha de Popularização do Teatro
Divinópolis sediará pela segunda vez a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, realizada pelo Sinparc e com o patrocínio da Cemig. De 26 a 29 de setembro, a cidade receberá apresentações de companhias locais, incluindo peças para adultos e crianças. Os ingressos serão trocados por 1 kg de alimento não perecível, que será doado a instituições locais. A troca dos ingressos começa em 16 de setembro na sede do Teatro Municipal Usina Gravatá. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)

Parque tem aumento de turistas
O Parque Estadual do Rio Doce (Perd), localizado em Minas Gerais, tem visto um aumento notável na visitação, com cerca de 17,3 mil turistas até julho de 2024, superando os números de anos anteriores e da pandemia. Esse crescimento é atribuído às melhorias na infraestrutura, como a pavimentação das estradas. O parque oferece diversas atrações, incluindo a famosa Lagoa Dom Helvécio. Entretanto, a unidade de conservação enfrentou recentemente um incêndio de grande proporção na área sul, que foi controlado com a ajuda de brigadistas e aeronaves. (Diário do Aço – Ipatinga)

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.