Dia dos Pais marca a primeira data comemorativa do segundo semestre Foto: Alexandre Guzanshe - 10.8.2007
O Dia dos Pais promete movimentar a economia da capital mineira. A primeira data do calendário de comemorações do segundo semestre do ano pode estimular a demanda por artigos masculinos nas lojas. Segundo uma pesquisa realizada pela Fecomércio MG, a expectativa é de que 41% dos moradores de Belo Horizonte presenteiem os pais neste ano.
De acordo com o estudo, as roupas serão procuradas por 30,6% das pessoas que vão comprar um presente. Calçados (15,7%), perfumes, (12,2%) e itens personalizados (11,4%) vêm logo em sequência.
Entre os consumidores, 35,7% disseram que podem ser atraídos por promoções. Já 17,4% apontaram que um bom atendimento nas lojas pode levá-los a fechar um negócio. 15,5% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que podem ser influenciadas por um bom preço.
Entretanto, a pesquisa apontou que os preços altos podem desestimular 32,9% dos consumidores a realizarem compras. Problemas com atendimentos nas lojas (25%), estabelecimentos cheios (21,2%) e pouca variedade de produtos (11%), são outros fatores que podem levar as pessoas a evitarem compras nesse dia dos pais.
Quando vão comprar? A pesquisa também indicou quando os consumidores estão pretendendo realizar as compras. 39,4% dos entrevistados disseram que vão comprar os presentes na primeira semana de agosto. Já 37,6% pretendem ir às lojas na semana do Dia dos Pais. Outros 20% já se adiantaram e estão com os presentes em mãos.
Onde vão comprar? O mercado de lojas pequenas pode ser um dos favorecidos durante a data comemorativa. 36,5% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que vão procurar lojas de bairro para comprar os presentes. 24,2% vão preferir a comodidade de não sair de casa e realizar as compras online. Já 22,9% dos entrevistados vão aos shoppings na busca do presente perfeito. Já os estabelecimentos na região central da capital aparecem como o quarto destino preferido dos consumidores, com 12,4%.
Como os consumidores pretendem comprar? Parcelar as compras segue sendo um dos meios favoritos para os consumidores. 30% disseram que vão optar pela modalidade neste ano. Seguido pelas compras em débito (25,9%), à vista no crédito (18,8%) e Pix (15,3%).
O gasto médio deve variar entre R$ 70 e R$ 200 para 60% dos consumidores. Apenas 2,9% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$ 1 mil nas compras.
A pesquisa ouviu 402 consumidores, de 18 a 25 de julho, em todas as regiões de Belo Horizonte.