06/09/2024 às 13h46min - Atualizada em 06/09/2024 às 13h46min

Com objetivos opostos, Lula e Bolsonaro cumprem agenda em Minas nesta quintav

Enquanto o presidente visita o Triângulo e segue distante da corrida pela PBH, ex-presidente se engaja na campanha dos candidatos do PL em BH e Contagem

- g1 Minas
Lula discursou em Uberlândia, enquanto Bolsonaro marcou presença em Santa Luzia, Contagem e BH Foto: Reprodução/Canal Gov e Flávio Tavares

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), desembarcaram nesta quinta-feira (5 de setembro) em Minas Gerais, na primeira visita de ambos ao Estado durante o período de campanha para as eleições de 2024, mas com objetivos opostos.

Lula está em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em viagem oficial para a inauguração de novo bloco do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Já Bolsonaro faz um giro pela região metropolitana de Belo Horizonte para participação em atos de campanhas de aliados.

O ex-presidente almoçou em Santa Luzia com a candidata Fábia, que concorre à prefeitura da cidade pelo PL, participou de um comício em Contagem do deputado federal Junio Amaral, também do PL, que disputa o governo municipal e, à noite, vai participar de outro comício, em Belo Horizonte, do deputado Bruno Engler, também candidato do partido, na capital.

Em Uberlândia, o único compromisso do presidente com a candidata do PT à prefeitura, a deputada federal Dandara, foi um encontro na chegada do presidente ao aeroporto da cidade, conforme a assessoria da parlamentar.

Dandara está em segundo lugar numericamente na última pesquisa DATATEMPO, divulgada em 8 de agosto e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) sob o número 01105/2024. A parlamentar tem 26,3% das intenções de voto e está empatada tecnicamente com o líder no levantamento, vice-prefeito Paulo Sérgio (PP), com 27,3%. Uberlândia é o segundo maior colégio eleitoral de Minas Gerais, atrás apenas de Belo Horizonte. 

Lula segue longe de BH e Contagem
Candidatos do PT em outras cidades importantes do Estado comentaram a passagem do presidente por Minas. Parte afirmou aguardar uma visita de Lula no período eleitoral.

Segundo o deputado federal Rogério Correia, que concorre a prefeito de Belo Horizonte, não há prejuízo algum para a campanha a ausência de Lula na capital no momento.

"Quantas vezes ele vier a Minas, melhor. (Lula) está indo lá como presidente da República, desejo a ele toda a felicidade. É uma agenda importantíssima. Tomara que reforce a campanha da Dandara. Reforçando a da Dandara, reforça a do PT, reforça a minha campanha", afirmou o candidato. O deputado disse que Lula virá à capital para um ato de sua campanha.

O comitê da prefeita de Contagem, Marília Campos, que disputa a reeleição pelo PT em Contagem, a maior cidade do país governada pelo partido, afirmou, em nota, que a ausência do presidente também não impactará de forma negativa a sua campanha. Ao contrário do candidato em Belo Horizonte, porém, o comitê afirma não haver previsão de viagem de Lula à cidade para participação em sua campanha.

"O nosso foco, hoje, é apresentar o trabalho que foi feito e o que queremos para a cidade. Todos sabem qual é o meu partido político. Hoje, temos uma ampla frente partidária, com 14 partidos que nos apoiam. Possivelmente, o presidente Lula não virá aqui em Contagem e nem eu fiz este convite”, diz o comitê, na nota.

Juiz de Fora aguarda pelo petista
Também em disputa pela reeleição, a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT) disse via assessoria que Lula disse que iria à cidade no período de campanha e que aguarda um contato da presidência.

A prefeita classificou como "natural" a ida do aliado a outras cidades de Minas neste momento. Margarida afirmou ainda que o presidente vem sendo citado nos programas eleitorais e atos de campanhas sobretudo por haver parcerias entre a prefeitura e o governo federal dentro, por exemplo, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A cidade governada por Margarida foi escolhida por Bolsonaro para a última etapa de sua visita a Minas. O ex-presidente estará em Juiz de Fora nesta sexta-feira (6 de setembro), quando serão completados 6 anos do atentado a faca sofrido por Bolsonaro na cidade, em 2018, durante a campanha pela presidência, que venceu. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.