22/07/2024 às 10h06min - Atualizada em 22/07/2024 às 10h06min

6ª Parada do Orgulho LGBT+ de Ouro Preto aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP

Evento contou com a participação da comunidade e trouxe diversas atrações musicais

- jornaloespeto.com.br
Por: Hynara Versiani e João B. N. Gonçalves
No último sábado, 20 de julho de 2024, Ouro Preto celebrou a diversidade e a inclusão com a realização da 6ª edição da Parada do Orgulho LGBT+. O evento, que aconteceu no estCentro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), atraiu cerca de dez mil pessoas.



A Parada do Orgulho LGBT+ é um ato de resistência e visibilidade, é o que explica o diretor de Promoção Social de Ouro Preto, Victor Pinto. “Quando trazemos a parada LGBT e criamos esse momento, um espaço de representatividade, mostramos para essas pessoas que o espaço público é delas também e que elas têm direito à cultura, ao lazer, à saúde, à educação e a todos os outros direitos”, afirma.

Eventos como este são fundamentais para promover a aceitação e a igualdade, além de reforçar a luta contra a discriminação e a violência que a comunidade LGBT+ ainda enfrenta. Victor Pinto ressalta a importância de momentos como a parada para desmistificar preconceitos e reforçar que a comunidade LGBT+ é formada por pessoas comuns que merecem amor e respeito.

“Esses momentos tentam mostrar para toda a sociedade que a população LGBT são pessoas comuns, são pessoas que estão dentro do padrão de normalidade, que se amam também, que têm os seus afetos. E para desmistificar aquela coisa de ser ‘um pecado’ e de ser tantas outras coisas que o preconceito criou para nós”, relata Victor.

Ele ainda enfatiza que a Parada do Orgulho é um espaço seguro dentro da cidade, onde todos possam se expressar livremente.

“É criar esse espaço seguro dentro da cidade, onde as pessoas podem andar livremente, se amar livremente, ser quem elas são livremente. A parada por si só já é educativa e mostra para todas as pessoas preconceituosas que não existe anormalidade, que amor é amor.”

A Parada LGBT+ de Ouro Preto também trouxe diversão e muita música para os Centro de Artes e Convenções da UFOP. O evento contou com uma programação diversificada, incluindo apresentações de artistas como Assucena e Thiago Pantaleão, que animaram o público presente.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.