28/06/2024 às 12h13min - Atualizada em 28/06/2024 às 12h13min

Dia do Orgulho LGBT: turismo em Belo Horizonte abraça a diversidade

Além da gastronomia, a cidade vem atraindo grupos que buscam por festas, atrativos culturais e hospitalidade; confira algumas dicas

Leonardo Morais - diariodocomercio.com.br
BH é uma cidade rica em cultura, arte e gastronomia, oferecendo uma variedade de espaços que celebram a diversidade | Foto: Reprodução/Adobe Stock

Celebrado em 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBT (atualmente LGBTQIAPN+) é marcado por ressaltar a luta por igualdade, respeito e reconhecimento, além de dar voz e visibilidade para a comunidade em diversas cidades pelo mundo. No cenário nacional, Belo Horizonte vem se destacando como um local acolhedor, o que transformou a cidade em um importante destino para o turismo LGBT no Brasil.

Para se ter uma ideia, a capital mineira aparece entre as dez melhores cidades do País para a comunidade, ocupando a 6ª posição. O ranking foi elaborado por especialistas e viajantes para a premiação anual do blog “Viaja Bi”, o primeiro portal de turismo LGBT do Brasil.

Além do destaque nacional, Belo Horizonte também está entre os três melhores destinos de turismo gastronômico do mundo para o público LGBT. A Capital figura na terceira posição na categoria (da mesma premiação), liderada por Paris (França) e São Paulo (SP). 

O potencial gastronômico também a tornou reconhecida internacionalmente como Cidade Criativa em Gastronomia pela Unesco. O título foi impulsionado pelo investimento em eventos como o “Comida di Buteco”, além da ressignificação de espaços, como Mercado Novo, Rua Sapucaí e Galeria São Vicente, que hoje oferecem pratos que vão desde a culinária contemporânea, à tradicional cozinha mineira.

Além da gastronomia, Belo Horizonte também vem atraindo a comunidade LGBT que busca por festas, atrativos culturais e hospitalidade. Segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a cidade vem intensificando ações voltadas para o público LGBT. 

 

“Somos parceiros da Associação Internacional de Turismo IGLTA desde 2018 e lançamos este ano um guia turístico voltado para o público com as melhores atrações da capital. Esse trabalho tem dado resultado”, destaca a entidade. 


Parada do orgulho LGBT é uma das maiores do Brasil

Programação conta com shows de artistas locais e manifestações políticas de aliados da comunidade | Foto: Divulgação/PBH

Um dos destaques presentes no guia de turismo da Belotur é a tradicional Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte. A cidade realiza anualmente um dos maiores eventos do gênero no País, que atrai milhares de pessoas a cada ano com mais de 50 atrações musicais, trios elétricos e muita diversão.

Em 2023, a 24ª edição do evento realizado em julho reuniu cerca de 200 mil pessoas, sendo 40% turistas. Na época, o subsecretário de Direitos de Cidadania, Thiago Alves, reforçou que o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte na organização da parada LGBT representava um investimento na diversidade, no turismo e na economia geral da cidade.

A celebração impacta positivamente as cadeias de comércio e serviços. A estimativa de movimentação financeira para a edição do ano passado foi de R$ 19 milhões, com gasto médio individual de turistas de R$ 402,80.

Vida noturna vibrante tem espaços dedicados à diversidade
“Mira!BH” é um dos espaços favoritos da comunidade que busca por eventos musicais | Foto: Reprodução/ Mira! BH
Com diversas opções de bares, casas de show, rooftops e eventos culturais, a vida noturna na capital mineira conta com opções que agradam todos os públicos. O guia da Belotur inclui opções para quem busca aproveitar o melhor da noite na cidade.

Entre os estabelecimentos “LGBT Friendly” de Belo Horizonte, os eventos dos negócios Mira! BH, Casa Sapucaí e Festa Absurda se destacam pelas temáticas que abraçam desde a cultura pop, até o rock, reggae, axé, anos 2000 e música latina. 

Quem passa pela Casa Sapucaí também conta com uma diversidade de opções em toda a região, incluindo bares, restaurantes e comércio pujante. Além disso, a rua, no bairro Floresta, fica bem próxima ao coração da cidade, ampliando as atratividades para quem busca pelo after perfeito com menores custos em mobilidade. 

Já o rooftop “Mira! BH” se destaca entre turistas que buscam por experiências diferenciadas. O local, que também conta com eventos temáticos variados, fica no 25º andar do Edifício Dona Júlia Nunes, bem na Praça Sete e presenteia os clientes com uma vista de quase 360º da cidade.

Hospitalidade e atrativos culturais atraem famílias
“Grande Hotel” é uma galeria que abriga como hóspedes marcas da moda, cultura e gastronomia | Foto: Reprodução/Grande Hotel Ronaldo Fraga

Além de festas e atrativos noturnos, Belo Horizonte também é referência em cultura e arte. As opções culturais diurnas, unidas à hospitalidade dos mineiros, atraem turistas da comunidade LGBT que buscam por passeios em família que ofereçam tranquilidade e segurança. 

Entre os espaços mais recomendados, o guia Belotur destacou pontos como o Circuito Liberdade, o maior complexo cultural da América Latina em seu gênero. Localizados na região Centro-Sul, no entorno da Praça da Liberdade, os espaços abrigam exposições de arte, apresentações de teatro, shows, além de preservarem parte da memória de Minas Gerais.  

Para aqueles que buscam por atrações que fogem das tradicionais recomendações turísticas, o Grande Hotel Ronaldo Fraga é uma possibilidade. Inaugurado em 2015, o espaço no bairro Funcionários, região Centro-Sul, abriga hóspedes de inúmeras marcas, tornando-se referência no turismo para a comunidade LGBT que busca por moda, gastronomia, cultura e história em Belo Horizonte.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.