11/07/2024 às 12h47min - Atualizada em 11/07/2024 às 12h47min

BH recebe semana de direitos para pessoas não-binárias

Evento se estende até domingo (14/7), Dia Internacional do Orgulho Não-Binário

- TEMPO
Piquenique no Parque Municipal integra programação da 2ª Semana de Direitos NB de Minas Gerais Foto: MovAT/Divulgação

Até domingo (14), quando é celebrado o Dia Internacional do Orgulho Não-Binário, Belo Horizonte recebe a 2ª Semana de Direitos NB de Minas Gerais, evento organizado pelo Coletivo Não-Bináries de Minas Gerais (NBMG) visando a promoção de visibilidade e direitos para esse grupo social.

Oficinas, festas e feiras de artesanato estão entre as atividades que integram a programação da iniciativa, que gira em torno do tema “Não-Bináries existem e resistem”, a partir do qual o coletivo busca refletir sobre as demandas de pessoas dissidentes de gênero, que não se reconhecem nas identidades “homem” e “mulher”, que existem desde os primórdios, mesmo que com outros nomes.

Dentre as pautas prioritárias elencadas pelo NBMG aparece a necessidade de um aprimoramento no acesso à retificação do prenome e do gênero nos documentos da população não-binária de Minas Gerais. O grupo lembra que, hoje, é permitido às pessoas trans retificar o prenome e o gênero no registro civil para que seus documentos correspondam à identidade autopercebida, mas persiste um entrave, uma vez que os termos disponíveis no campo sexo-gênero são masculino e feminino. 

Outra questão cara à comunidade é a visibilidade, que, no entender do NBMG, avança a passos demasiadamente lentos. O grupo também ressalta a importância de a população LGBTQIAPN+ se conscientizar em relação às eleições municipais, que acontecem, em outubro, em todo o Brasil. 

Programação
O pontapé inicial da programação ocorreu na terça-feira (9), quando houve uma sessão comentada e gratuita, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, do filme “Tudo o que você podia ser”, no MIS Cine Santa Tereza.

Nesta quarta-feira (10), às 15h30, o Centro de Convivência LGBTQIA+ aKasulo, no Barreiro, recebe a oficina de origami Dobrando Desejos, além de uma roda de conversa

Na quinta-feira (11), uma oficina de lambes será realizada no Centro de Referência das Juventudes, a partir das 17h. Em seguida, a proposta é que os participantes saiam em deriva pela cidade.

Na sexta-feira (12), o coletivo Mães Pela Liberdade, que congrega mães e pais de pessoas LGBTQIAPN+, oferece um piquenique no Parque Municipal, a partir das 16h20. Em simultâneo, é previsto a realização de um sarau experimental.

No sábado (13), de volta à aKasulo, é realizada a festa Cai y Pira: Julina Fashion Caos, marcada para a partir de 14h. Mais tarde, às 18h, o espaço Yanã, no bairro Floresta, recebe a festa NBaile e a Feirinha NB, uma feira de arte e artesanato feitos por pessoas trans não-binárias da cidade.

Finalizando a programação, ocorre, no domingo (14), a 1ª Caminhada da Visibilidade Não-Binária da Grande BH, com concentração na Praça Sete, às 14h.


SERVIÇO:
O quê. 2ª Semana de Direitos NB de Minas Gerais
Quando. Até domingo (14), em horários variados
Quanto. Atividades gratuitas

PROGRAMAÇÃO:
O quê. Oficina Dobrando Desejos e roda de conversa
Quando. Nesta quarta (10), às 15h30
Onde. aKasulo - Centro de Convivência LGBTQIA+ (r. Agnelo Macedo, 234, Barreiro)


O quê. Cuir ocupa calle: lamber a rua, tragar a cidade - oficina de lambe-lambe e deriva pela cidade
Quando. Nesta quinta (11), às 17h
Onde. Centro de Referência das Juventudes (r. Guaicurus, 50, centro)

O quê. Sarau Experimental organizado pela Transmutar-se Coletiva e piquenique com as Mães Pela Liberdade
Quando. Nesta sexta (12), às 16h20
Onde. Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377, centro)

O quê. Cai y Pira: Julina Fashion Caos
Quando. Neste sábado (13), às 14h
Onde. aKasulo - Centro de Convivência LGBTQIA+ (r. Agnelo Macedo, 234, Barreiro)


O quê. Atividade: Feirinha NB + NBaile
Quando. Neste sábado, (13), às 18h
Onde. Espaço Yanã (r. Francisco Sales, 127, Floresta)

O quê. 1ª Caminhada da Visibilidade Não-Binária da Grande BH
Quando. Neste domingo (14), às 14h
Onde. Concentração na Praça Sete (ao lado do Cine Teatro Brasil Vallourec). Saída às 15h em direção à Rua Aarão Reis


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.