06/09/2024 às 15h15min - Atualizada em 06/09/2024 às 15h15min
Dia do Sexo: preservativos e vibradores serão distribuídos em BH; veja onde
Serão distribuídos cerca de 500 'sex toys', entre anéis penianos e diferentes tipos de vibradores
Ellen Cristie - ESTADO DE MINAS
A intenção da campanha é aproximar as pessoas do tema saúde sexual e contribuir para quebrar barreiras e tabus crédito: Francisco Aquino/Divulgação Números e estatísticas levantadas recentemente no Brasil mostram a necessidade constante de conversar sobre saúde e bem-estar íntimos. As últimas pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde (MS) indicam que, entre homens de 15 a 29 anos, o índice de infecção pelo vírus HIV/aids tem aumentado, chegando, em 2021, a 53,3% dos infectados de 25 a 29 anos.
Os números da pasta também registram crescimento dos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes. Complementando estes números, em outra pesquisa, o MS também constatou que cerca de 60% dos brasileiros acima de 18 anos não fazem uso de preservativos.
Além dos indicadores alarmantes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o prazer feminino, apesar de ter ganhado maior espaço para discussão, ainda paira na marginalidade quando o tema é debatido. Uma pesquisa da Prosex, o Programa de Estudos em Sexualidade da USP, indicou que mais de 50% das mulheres não têm orgasmo nas relações sexuais e 80% das mulheres afirmaram já ter fingido um orgasmo.