12/07/2024 às 10h42min - Atualizada em 12/07/2024 às 10h42min

Lojistas de BH antecipam liquidações para tentar esvaziar estoque de inverno e diminuir prejuízos

Temperaturas mais altas fizeram com que os clientes da capital procurassem cada vez menos as lojas por roupas de frio

Pedro Faria - O TEMPO
Em julho, os shoppings Multiplan sempre realizam a Liquidação do lápis Vermelho Foto: fotoforum Cristiano.Sergio [email protected] fotoforum.com.br

O período de inverno não foi dos melhores para os lojistas de Belo Horizonte. Sem o frio comum dessa época do ano, os empresários viram os estoques de roupas mais quentes e pesadas encalharem e os lucros diminuírem. Sem as vendas, shopping e estabelecimentos optaram por antecipar o período de liquidação para tentar aquecer o mercado.

Em maio, uma pesquisa feita pela Fecomércio MG ouviu 407 empresas do segmento de vestuário do comércio varejista e 39% dos empresários esperavam um resultado melhor de vendas em relação ao inverno do ano passado. Por outro lado, 32,4% acreditavam que a situação iria piorar em relação a 2023 - entre eles, 59,6% disseram que a falta do frio seria o principal motivo para a queda nas vendas. 

O grupo de empreendedores ouvido pela pesquisa estava certo. Franciele Parreiras, dona da Pimenta Rosa, loja de roupas que possui 14 unidades espalhadas pela Grande BH, conta que teve o pior período desde quando começou a empreender. “Nossas vendas nesse período foram de 30% a 40% menores que o ano passado. Tivemos uma queda muito considerável. Todos os produtos que eu faria reposição de até seis vezes eu fiz só uma, quando fiz. Ficou muito além das expectativas, foi frustrante”, conta. 

Franciele diz que montou o estoque há meses e que nem mesmo uma liquidação vai ajudar a amortizar todo o prejuízo. “Fui pega de surpresa. Começamos os estoques de inverno entre março e abril, planejando tudo. Uma liquidação pode ajudar a resolver e rever os cursos, mas ficam três, quatro meses, que depositamos fichas para estar vendendo peças mais caras, de ticket mais alto e retorno melhor. As expectativas de vendas nesse produto não são alcançadas, mesmo em uma liquidação, porque ela é prejudicial, a gente não recupera o que investimos de fato”, explica a dona.

Marcelo Silveira, presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers (AloShopping), explica que o inverno dos últimos anos foi mais fraco para os lojistas do setor de vestuário.  “Nos últimos três ou quatro anos, tiveram uma tendência de invernos mais quentes. Acho que isso pode decorrer de várias variáveis. Só que a realidade é que tivemos invernos quentes. Essa situação atrapalha tanto no setor de calçados, principalmente os mais pesados, e as lojas que vendem moletons, agasalhos, que precisam mudar o comportamento. A mercadoria que fica parada no estoque não vai ser vendida ano que vem, pois fica fora da estação”, conta.

Com o estoque parado, o lucro dos lojistas também fica comprometido. Silveira conta que nos últimos anos, esse vem sendo um dos piores períodos do ano para o setor. “Esse ano as vendas foram mais fracas. Isso é muito ruim pro lojista porque baixa muito a rentabilidade. Sem liquidar o estoque, você sacrifica a sua margem. O cara já vem da pandemia e está tentando se fortalecer agora, aí nesse momento você tem uma variável externa que interfere na rentabilidade final. Quando você baixa o preço no final da promoção, você perde o lucro no final para o lojista”, diz.

Para evitar um prejuízo muito grande, Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara dos Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), sugere que os comerciantes sejam criativos nas promoções nessa época do ano. “Se o lojista tiver um caminho digital, onde ele possa fazer vendas, com produtos de qualidade e um preço acessível é uma opção. Ele tem que ter criatividade, pensar o negócio o tempo todo. E não só reclamar, porque a realidade é essa. Quando você se prepara adequadamente, a chance de dar certo é grande. Se acontecer algo, você tem que ter uma saída”, diz.

“Os primeiros meses de comércio em BH neste ano foram muito bons. O comerciante que ficar achando que tá tudo normal e que ele vai continuar vendendo, isso não acontece. O e-commerce vem disputar espaço e cada vez mais ele tem que se envolver e ter criatividade. O lojista que esperar alguém ir até a loja dele vai ser difícil de se sustentar. Ter um diferencial, uma comunicação com seus clientes fidelizados, participar de outras atividades levando seu produto. Cada dia ele tem que se reinventar”, completou o presidente. 

Liquidações
Os shoppings da rede MultiPlan - BH Shopping, Pátio Savassi e Diamond Mall - iniciaram a famosa liquidação do Lápis Vermelho, nessa quinta-feira (11). Durante esses quatro dias, os clientes terão a oportunidade de aproveitar descontos de até 70% em produtos e serviços de diferentes segmentos como moda, beleza, tecnologia, acessórios e artigos para o lar. As promoções se encerram no domingo (14).

Já o ViaShopping Barreiro está com promoções de até 70% de desconto. As principais marcas do mall - C&A, Melissa, Chilli Beans, Alphabeto, Morana, Polo Wear, Itapuã, Riachuelo, Marisa e mais –, participam LiquidaVia, que também se encerra no próximo domingo.


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