04/10/2024 às 13h34min - Atualizada em 05/10/2024 às 00h01min

Startup lança novo benefício corporativo que aumenta o bem-estar de colaboradores por meio de doações

Pioneira, a Ribon amplia seu alcance com produto B2B que fortalece a cidadania corporativa e deixa funcionários mais felizes

LILIAN DA CRUZ | MAVERICK 360 | [email protected]
Imagem: Envato
Imagem: Envato

Warm-glow, sentimento bastante estudado pela ciência, é aquela sensação de bem-estar que experimentamos ao fazer o bem. A partir dessa emoção, a Ribon transformou seu app de doações em um benefício corporativo capaz de aumentar o engajamento, e até mesmo a retenção de talentos das empresas que contratam o serviço. Desde a sua fundação, a socialtech já mobilizou quase 1 milhão de doadores, distribuindo recursos para as principais ONGs do Brasil e do exterior.

O modelo funciona da seguinte forma: a empresa coloca o seu orçamento de doação na Ribon e define os projetos que quer apoiar. O recurso então é transformado em tickets doação, que são distribuídos gradualmente para que os funcionários doem para os projetos selecionados durante o ano inteiro. A interface da doação é otimizada para melhorar a percepção dos doadores sobre o impacto gerado pelos tickets, provocando uma sensação de bem-estar coletivo em equipes com acesso ao benefício.

“Automatizamos toda a burocracia que envolve um programa de doação corporativa. O impacto gerado por cada ticket é metrificado e publicado, aumentando a percepção do bem que está sendo promovido pela contribuição. Além disso, nosso modelo de doação gratuita via tickets consegue engajar funcionários numa proporção muito maior, resolvendo uma dor forte das empresas, que sofrem com taxas de adesão menores do que 10% em seus programas de doação”, explica.

Dados do Project ROI Report apontam que empresas com bons programas de engajamento social apresentam aumento de receita de cerca de 20%. Além disso,  colaboradores engajados em iniciativas sociais são 13% mais produtivos, segundo a Gallup. Também de olho nessas vantagens, a Ribon busca entregar bem-estar, engajamento e retenção de colaboradores. “Somos um diferencial corporativo para marcas que querem ir além dos serviços de corpo e mente, contemplando também serviços para a alma”, completa o CEO.

Estabelecer uma cultura permanente de doações também beneficia as empresas a longo prazo, aumentando seu impacto positivo no mundo, e sua credibilidade junto a clientes e parceiros. Recentemente, vimos uma onda de doações corporativas movimentadas em razão do desastre climático no Rio Grande do Sul. Essas ações são importantes, mas não podem ser pontuais, ou essas empresas podem correr o risco de serem vistas como oportunistas. 

Marcas que buscam construir sua Responsabilidade Social Corporativa (CSR) de maneira sólida, precisam realizar um trabalho constante. Por isso, a Ribon oferece soluções não apenas para esses momentos de crise, mas principalmente para projetos de longo prazo. “A Ribon tem trabalhado em melhorias para oferecer um produto mais eficiente, menos burocrático, e que atenda a demandas específicas das empresas brasileiras, como aumentar a visibilidade das ações, e viabilizar o uso de recursos dedutíveis de impostos”, explica Rodeiro.

Recentemente, a empresa se tornou ainda a primeira brasileira selecionada para participar do programa de aceleração da Blackbaud (NASDAQ: BLKB) - a maior do mundo no setor de responsabilidade social. Desde 2020, o Social Good Startup Program apoiou 69 startups na criação e implementação de tecnologias que maximizam o impacto social no mundo. Após a aceleração, a Ribon estima movimentar R$ 7,5 mi em doações e impactar três milhões de pessoas.

Sobre a Ribon

Fundada em 2016, a Ribon é uma socialtech brasileira que une altruísmo e tecnologia com criatividade e inovação. A empresa oferece uma solução única para doações corporativas, convertendo dinheiro em milhares de tickets, que são distribuídos ao longo do tempo para que funcionários doem em nome de suas empresas, aumentando o engajamento e visibilidade das iniciativas de responsabilidade social. Em sete anos, quase 1 milhão de pessoas já utilizaram a tecnologia, movimentando mais de R$ 2,3 milhões de reais em doações para algumas das ONGs mais importantes do Brasil e do exterior. Premiada pela Bill & Melinda Gates Foundation como uma das 10 tecnologias de doação mais inovadoras do mundo, a Ribon já estabeleceu parcerias com grandes empresas como Sabin, Globoplay, Zeedog, Tastemade, Mobly, entre outras. Recentemente, a Ribon tornou-se a primeira startup brasileira a ser selecionada para o programa de aceleração da Blackbaud, a maior empresa do mundo no setor de responsabilidade social.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LILIAN DA CRUZ
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.