04/10/2024 às 18h08min - Atualizada em 05/10/2024 às 00h01min

Dia Nacional das MPEs: quais são as dificuldades desse setor?

ANA PAULA MARçAL
www.numerosfalam.com.br
Divulgação
Dia 05 de outubro se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa no Brasil (MPE). Hoje, segundo dados do Sebrae, as (MPEs). somam cerca de 9 milhões de pequenos negócios no país, que representam 27% do PIB e empregam 52% da mão de obra formal, respondendo por 40% da massa salarial brasileira. E mesmo com números tão representativos se faz necessário se debruçar sobre temas relevantes e que afetam diretamente esses empreendedores.

Felipe Junqueira, CEO da Consultoria “Números Falam”, faz uma reflexão sobre o assunto. Para ele, questões como impostos, dificuldades para ter acesso ao crédito, à tecnologia, falta de recursos para investir em marketing, gestão financeira e até mesmo em estoque, são alguns entraves que rondam a realidade dos pequenos empresários.

“Mesmo tendo toda essa representatividade, as MPEs ainda sofrem com a escassez, seja financeira ou estrutural”, salienta Felipe. Mas, ele coloca uma informação muito importante: muitas inovações e soluções para o nosso dia a dia nascem de um pequeno empreendedor. “Assim surgem as startups e as marcas que depois são compradas pelas “Bigs”, transformando-se em produtos e serviços consagrados no mercado”. 
 
Quais são os principais desafios das MPEs

São vários os desafios enfrentados pelas pequenas e médias empresas. A missão desses empreendedores de fazer o negócio crescer de forma saudável não é nada simples diante da concorrência acirrada existente nos dias de hoje. O consultor pontua algumas dessas dificuldades e dá dicas para ultrapassá-las.
 
1-    Gestão Financeira
 
Ter tempo e conhecimento é um dos grandes desafios quando se fala em gestão financeira. Ter as contas em dia, realizar os lançamentos e acompanhar de perto o movimento bancário, são algumas das rotinas que devem fazer parte do trabalho. Dentro desse tema, Felipe destaca um erro muito comum, a mistura das contas PF com a PJ. Não separar esses dividendos impacta na prosperidade do negócio, que fica sem liquidez. Por isso, o empreendedor deve reservar pelo menos 30 minutos do seu dia para esse fechamento de caixa.  
 
            2-    Controle de Estoque
 
O estoque é um dos pontos nevrálgicos de toda empresa, imagina quando o dinheiro é mais escasso? Então, controlar o estoque, seja para a produção do bolo de pote ou para a produção de lanches é fundamental. Esse planejamento impacta na lucratividade no final do mês. Saber o que comprar e como comprar é essencial. Mas, esse controle passa muito pela gestão, pois, se você sabe quando vende em média em cada dia da semana e quais os itens mais vendidos, o estoque não ficará vazio ou cheio demais.
 
3-    Ações de marketing

Mesmo com a chegada das redes sociais que estreitam a comunicação entre empreendedor e cliente, se faz necessário conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta para ter resultados mais assertivos. No começo, os resultados até aparecem, mas com o passar do tempo é necessário criar estratégias para conquistar novos clientes. Muitas vezes o pequeno empresário não tem uma verba destinada para esse fim, ou até mesmo conhecimento. A dica é buscar cursos gratuitos que estão disponíveis e realizar essas ações até ter condições de contratar um prestador de serviço.
 
4-    Estagnação
 
Muitas empresas acabam fracassando porque deixam de acompanhar a necessidade do seu público. Ou seja, ficam estagnadas. O avanço da tecnologia exige atenção. O pequeno negócio tem como vencer qualquer desafio do mercado empresarial, desde que se organize e invista em uma operação profissional. Independentemente do tamanho, não há espaço para o amadorismo.


5-Dificuldade de Crédito

As micro e pequenas empresas (MPEs) enfrentam várias dificuldades para ter acesso a crédito. A falta de garantias para apresentar aos bancos, falta de histórico de crédito, baixo valor do ticket médio, além da instabilidade do próprio país, deixam a situação dos pequenos ainda mais complicada. Por isso, a minha dica é procurar manter as contas em dia, a gestão em ordem e evitar as restrições.







 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA DOS SANTOS MARCAL SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.