17/09/2024 às 16h55min - Atualizada em 18/09/2024 às 00h01min

340 artesãs, de três regiões brasileiras, receberão formação empreendedora gratuita durante 5 meses

Iniciativa promove jornada de aprendizado com bolsa de estudo e premiações em dinheiro para produtoras artesanais brasileiras transformarem seu talento em negócios lucrativos

REGINA RODRIGUES
Divulgação Harald

Durante cinco meses, 340 artesãs participarão de uma jornada de conhecimento, onde terão acesso a aulas e transmissões ao vivo focadas em temas essenciais como gestão de negócios, design de produtos, estratégias de atendimento e mídias sociais. O objetivo é capacitar essas mulheres para transformarem suas habilidades em uma fonte sustentável de renda.

O artesanato brasileiro, que movimenta cerca de R$100 bilhões por ano e representa 3% do PIB nacional, é sustentado por aproximadamente 8,5 milhões de artesãos, a maioria mulheres que dependem diretamente de sua produção.

Considerando a importância desse setor para a economia e o sustento de milhões de famílias, a formação oferecida visa fortalecer o papel dessas mulheres como protagonistas de seus negócios.

Além do conteúdo educativo, cada artesã receberá uma bolsa de estudos durante todo o curso, garantindo igualdade de oportunidades para todas as participantes.

Focada em fortalecer este setor, a iniciativa é um projeto da Rede Asta, organização social que há 19 anos potencializa nano empreendedoras, produções artesanais e economias locais, com patrocínio da Transportadora

Associada de Cás – TAC, empresa detentora da mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país – e Harald - referência no mercado de chocolates para confeitaria -, via Įei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

"Com o suporte constante das nossas monitoras, garantimos que cada participante tenha as ferramentas e o apoio necessário para não apenas começar, mas concluir a jornada e prosperar com seu talento. Este projeto não é apenas sobre transmitir conhecimento; é sobre fazer uma mudança tangível, para que cada mulher possa se sustentar, aumentar sua autoconfiança e catalisar uma economia mais diversa, resiliente e sustentável onde ela mora. Para nós, o sucesso é medido pelo crescimento real e duradouro na vida dessas nano empreendedoras", afirma Alice Freitas, co-diretora da Rede Asta.

A capacitação em gestão e marketing pode aumentar a rentabilidade de pequenos negócios artesanais, visto que, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Įojistas (CNDĮ) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, destacando a importância crucial da presença digital para pequenos negócios, especialmente no setor artesanal.

Com isso, o apoio educacional e financeiro oferecido pelo projeto busca não apenas melhorar as condições atuais dessas empreendedoras, mas também prepará-las para competir em um mercado cada vez mais competitivo.

Fernanda Sequetto, gerente de marketing da Harald, comenta: “Abraçar este projeto faz parte do nosso compromisso em apoiar o empreendedorismo e incentivar a qualificação de pessoas que têm interesse e paixão pela confeitaria. A Harald acredita que, ao proporcionar conhecimento e recursos, estamos não apenas ajudando essas empreendedoras a transformar suas habilidades em negócios sustentáveis, mas também fortalecendo o impacto positivo em suas comunidades. Essa iniciativa reflete nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento social e o fortalecimento de quem faz a diferença no setor".

Ao final do programa, as 34 empreendedoras mais preparadas terão a chance de conquistar um capital semente de R$1.000,00 cada, por meio de um edital e banca de avaliação, proporcionando recursos adicionais para investirem em seus negócios e alcançarem novos patamares.

 

ConheÇa a T6C:

A TAC detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás natural do país, com aproximadamente 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de

dez estados brasileiros. A companhia tem como acionistas a ENCIE, com 50% de participação, empresa líder em energia renovável do país, que atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, e a CDPǪ, grupo de investimentos global, com 50% de participação.

 

Conheça a Harald:

Įíder em chocolate e cobertura para o mercado de confeitaria, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash € carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, TOP e Confeiteiro. Ïundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Ïuji Oil, gigante japonesa de atuação global.

 

Sobre a Rede Asta

Há 19 anos, a Rede Asta potencializa nano empreendedoras, produções artesanais e economias locais através dos programas de Cursos e Treinamentos, Produtos de Impacto e Iniciativas Įocais. A organização tem se dedicado a promover o feito à mão como um catalisador de uma economia local mais sustentável, resiliente e diversa com poder de criar um impacto sistêmico e apoiar a redução da desigualdade social.

Para mais informações, acesse redeasta.com.br.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
REGINA SILVA RODRIGUES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.