02/08/2024 às 04h58min - Atualizada em 02/08/2024 às 04h58min

Mais de 4.000 professores concluem capacitação em educação ambiental na Bacia do Rio Doce

Curso, realizado em parceria com UFMG e UFOP, oferece formação para docentes de 36 cidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, com foco em revitalização e gestão ambiental.

Laura Gorino - .itatiaia.com.br
REPRODUÇÃO FUNDAÇÃO RENOVA

Os docentes de cidades mineiras afetadas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), participaram de um curso em parceria com a UFMG e a UFOP, com foco em temas como processos de revitalização, barragens e mineração. Cerca de 4.200 professores de municípios impactados pelo rompimento da barragem de Fundão concluíram o aperfeiçoamento em educação ambiental. Os planos elaborados pelos educadores poderão ser utilizados por toda a rede de ensino em Minas Gerais.

O curso, executado em parceria com a Faculdade de Educação da UFMG e o Departamento de Educação da UFOP, faz parte do Projeto Escola do Rio Doce. O Programa de Extensão Formação Continuada de Educadores teve início em janeiro de 2023 e a conclusão dessa etapa foi marcada por um seminário realizado no dia 24 de julho, no auditório Neidson Rodrigues da UFMG.

A formação dos professores, na modalidade lato sensu, alcançou profissionais da educação infantil ao ensino médio em 616 escolas públicas de 36 cidades mineiras afetadas pelo rompimento. A iniciativa é parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce da Fundação Renova, de natureza compensatória.

Durante o curso de seis meses, em formato híbrido, os professores mapearam a relação de escolas, alunos e familiares com o rio Doce e o rompimento da barragem. Parte dos planos desenvolvidos será reunida em uma publicação acessível a todos os educadores da rede pública em Minas. Uma das propostas já faz parte do novo Ensino Médio do Estado.

O seminário na UFMG contou com a apresentação de seis trabalhos de conclusão de curso e teve a participação de cerca de 200 professores, representantes de Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, da Fundação Renova, e membros das duas universidades.

O Programa de Extensão e Formação Continuada de Educadores tem um investimento aproximado de R$ 50 milhões em Minas Gerais e no Espírito Santo. Além da continuidade do curso de especialização, há a oferta de bolsas de mestrado e doutorado até 2028. A Fundação Renova foi instituída por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.