15/07/2024 às 15h31min - Atualizada em 15/07/2024 às 15h31min

Stock Car em BH: Justiça nega pedido da UFMG e mantém realização do evento

Decisão foi divulgada nesta segunda-feira (15)

Leonardo Parrela - itatiaia.com.br
vicar/digulgação

A Justiça Federal negou o pedido da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e manteve a realização do BH Stock Festival, em agosto. As atividades, que envolvem a prova que será disputada no dia 18 no entorno do Mineirão, começam no dia 15 de agosto.
 

“Este juízo analisou a questão relativa aos possíveis impactos decorrentes da realização da corrida de Stock Car em Belo Horizonte/MG, agendada para o período de 15 a 18 no próximo mês, tendo concluído que, em sede de cognição sumária, não caberia ao Poder Judiciário tomar decisões que inviabilizassem a realização do evento”, disse Adriane Luisa Vieira Trindade, juiza da 1ª Vara Federal Civel de Belo Horizonte.

A UFMG havia entrado com o pedido na Justiça contra a realização da Stock Car em Belo Horizonte. Segundo a UFMG, a realização do evento “afeta diretamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFMG, com especial destaque o Hospital Veterinário, seus Biotérios de criação de animais, sua Estação Ecológica e seu Centro Esportivo Universitário”.

Na última sexta-feira (12), a Justiça já havia deferido parcialmente um pedido do Ministério Público Federal (MPF) sobre a prova. A 1ª Vara Federal Civel de Belo Horizonte deu um prazo de dez dias para apresentar uma “proposta de mitigação acústica”.

A ação do MPF tinha como objetivo suspender a venda de ingressos para a realização do evento até que os testes de impactos sonoros sejam realizados e se mostrem efetivos. Apesar disso, a decisão descartou a paralisação das vendas.

Acordo entre organização, MPMG e PBH foi fechado em 2 de julho
Em 2 de julho, a organização do BH Stock Festival fechou acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e com a Prefeitura de Belo Horizonte, e assumiu a responsabilidade de arcar com as despesas necessárias para a implementação das medidas de proteção ambiental e urbanística durante a realização de etapa da Stock Car na capital mineira, entre 15 e 18 de agosto.

O termo, de natureza civil, produzirá efeitos legais imediatos e estabelece que os organizadores arcarão com todas as despesas necessárias para a implementação das medidas de proteção ambiental e urbanística. Este acordo reflete o compromisso das empresas Speed Seven Participações Ltda e DM Corporate Ltda com os interesses sociais, garantindo a máxima efetividade na proteção sonora aos animais e à comunidade da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

“Fica reiterado o interesse mútuo das partes e de todos os mineiros na realização da etapa da Stock Car Pro Series na cidade de Belo Horizonte. A realização do evento impacta diretamente na geração de empregos e renda, promovendo a atração de investimentos para a capital”, disse na ocasião Sérgio Sette Câmara, diretor executivo do BH Stock Festival.

 

“O evento estimula a economia local por meio do aumento no consumo de bens e serviços, atração de turistas e divulgação da cidade, sua cultura, modo de vida, atrativos e serviços. Além de tudo isso, oferece oportunidades de desenvolvimento e negócios para além do evento em si”, completou o executivo.


A etapa de Belo Horizonte da Stock Car será transmitida, ao vivo, para 171 países e colocará a cidade em evidência como destino turístico.

“Vamos ajudar a movimentar a cadeia de comércio e serviços da cidade e tudo isso vai movimentar a economia e arrecadar impostos para os cofres públicos”, finalizou Sérgio Sette Câmara.

Além da etapa da Stock Car Pro Series, BH receberá entre 15 e 18 de agosto, na esplanada e no entorno do Mineirão, o BH Stock Festival. O festival proporcionará ao público shows musicais, espaços dedicados a atividades para toda a família e um festival gastronômico, na Esplanada e no entorno do Mineirão.

Circuito já começou a ser montado na Pampulha
O circuito da etapa de Belo Horizonte da Stock Car começou a ser montado no entorno do Mineirão em 3 de julho.

O trajeto tem 3,2 mil metros e não vai utilizar nenhuma área interna do estádio. A reta principal será na Avenida Coronel Oscar Paschoal, entre o Centro Esportivo Universitário (CEU) e o Hall de entrada do Gigante da Pampulha.

Os carros partirão em direção à Avenida Abrahão Caram e continuarão em direção à Avenida Rei Pelé. Como o trecho envolve uma grande quilometragem em alta velocidade, está prevista a criação de uma chicane (um trecho em ziguezague) para diminuir a velocidade dos carros antes de uma longa curva.

Depois de contornar o Gigante da Pampulha, os carros subirão a Avenida Catalão até próximo ao trevo do bairro Ouro Preto. Ali, farão uma curva de 180 graus para retornar e voltar “na contramão” para o início do circuito, de volta à Avenida Coronel Oscar Paschoal.

Diversas estruturas temporárias serão movimentadas para a realização do evento. Cerca de 7 km de gradis, 4 km de guard rail e 3 km de blocos de concreto serão posicionados em todo o circuito para garantir a segurança dos pilotos, equipes e público presente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.