05/07/2024 às 12h02min - Atualizada em 05/07/2024 às 12h02min

BH ganha mais um meliponário para preservar abelhas; veja como visitar

Novo espaço já abriga oito espécies de abelhas nativas; sabia como conhecer os meliponários da Capital

Dione AS - diariodocomercio.com.br
Os três meliponários do projeto Poliniza BH abrigam e protegem 12 espécies de abelhas sem ferrão | Foto: Divulgação Secretaria do Desenvolvimento Sustentável

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) acaba de inaugurar, por meio do Projeto Poliniza BH, o terceiro meliponário da Capital, ambiente de criação de abelhas sem ferrão (melíponas) e concentração de colmeias. O espaço foi instalado nas dependências do Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no bairro Santa Inês, região Leste de Belo Horizonte.

O secretário interino de Meio Ambiente do município, Gelson Leite, destaca que as atividades de educação ambiental estão entre os objetivos do novo equipamento, justamente para sensibilizar a população sobre a importância das espécies para o meio-ambiente.

“Elas [as abelhas sem ferrão] são fundamentais na polinização e na melhoria da maior parte das nossas plantas nativas, que dependem do trabalho realizado pelas abelhas locais”, explica Gelson Leite.

Veja outros objetivos previstos pelo Projeto Poliniza BH:
garantir, identificar e ampliar a preservação de abelhas sem ferrão;
fomentar a polinização nas áreas verdes da cidade;
diminuir o risco de extinção;
contribuir com o serviço ecossistêmico de polinização.
Diversidade de abelhas sem ferrão em todo o mundo
Segundo o técnico responsável pelo Projeto Poliniza BH, Thiago dos Santos, no Brasil há cerca de 300 espécies de abelhas sem ferrão catalogadas, o que representa a maior diversidade de espécies sem ferrão no mundo.

“Elas são chamadas assim porque, ao contrário das parentes europeias ou africanizadas, não apresentam um ferrão funcional para se defender. Assim, é possível criar o inseto até mesmo em grandes cidades, apartamentos, quintais ou varandas”, diz.

Segundo ele, atualmente, os três meliponários do Projeto Poliniza BH abrigam e protegem 12 espécies de abelhas sem ferrão, sendo o novo equipamento responsável por oito dessas espécies. Com outras duas espécies prestes a serem integradas, a iniciativa se mostra atuante na conservação desses polinizadores essenciais para o meio ambiente.

Como criar uma colmeia de abelhas nativas em BH
Os interessados em criar colmeias com abelhas sem ferrão em casa podem agendar oficinas e visitas nos meliponários pelo e-mail [email protected].

Localização dos meliponários em Belo Horizonte:
Meliponário Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG: rua Gustavo da Silveira, 1.035 – Santa Inês;
Meliponário Biofábrica: Parque das Mangabeiras Maurício Campos, rua Caraça, 900 – Serra;
Meliponário CEA PROPAM: Centro de Educação Ambiental – Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha. rua Rad. Ubaldo Ferreira, 20 – Castelo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.