02/07/2024 às 17h01min - Atualizada em 04/07/2024 às 00h00min

Sarau e cinema são destaques da agenda de julho da Fundação do Livro e Leitura

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
divulgação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulga a programação cultural gratuita do mês de julho que começa nesta quarta-feira (3/7), às 20 horas, na sede da entidade, com o Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento.

O encontro é voltado para entusiastas da cultura, especialmente da literatura, e está sempre aberto para receber músicos e artistas de todas as áreas. "Somos o único grupo da cidade que se dedica principalmente à literatura. Apoiamos muitas pessoas que começaram a escrever sem experiência anterior, assim como aqueles que ampliaram seu hábito de leitura", destaca o coordenador do grupo e médico escritor, Nelson Jacintho. Para ele, a singularidade do grupo de Ribeirão Preto é uma das principais características.

Cine Fórum
O Cine Fórum, organizado pelos Gêmeos do Cinema, neste mês de julho traz a exibição do filme da Estônia, “Tangerinas”, de 2013. O encontro acontece na sede da Fundação, no dia 20 de julho, às 18h. O filme foi a primeira produção do país a ser indicado ao Oscar, em 2015, como melhor filme estrangeiro, além de também ser listado no Golden Globe no mesmo ano e categoria. 

Dirigido e roteirizado por Zaza Urushadze, o drama se passa na Guerra da Abecásia, no início da década de 1990, durante uma disputa por um pequeno território que teve início com a dissolução da União Soviética, no final da Guerra Fria (1947-1991). 

“Queremos falar sobre o colapso que a economia soviética teve com a queda do Muro de Berlim e a degradação que ela teve no final da década de 1990, que possibilitou a independência de muitos países pequenos naquela região, onde tiveram suas revoluções e guerras-civis”, explica Marcos de Castro, organizador do Cine Fórum, sobre a escolha do filme.

Em comparação com filmes hollywoodianos que retratam diversas guerras mundiais, André de Castro, da dupla Gêmeos do Cinema, ressalta uma diferença fundamental na produção: o diretor conseguiu transmitir a essência de um filme sobre guerra sem mostrar nenhum confronto direto. “A diferença é marcante. Um filme de guerra não necessita de trincheiras, grandes batalhas ou explosões para captar a essência do conflito. Vindo de um país não tradicional na indústria cinematográfica, eles optaram por uma abordagem mais simples, mostrando o tempo todo que é um filme de guerra”, explica o cinéfilo. 

Sarau Odilon
Encerrando a programação do mês de julho, o Sarau Odilon acontece no dia 27/7, às 19h, no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, no Quintino Facci II). Nesta edição, o sarau traz o tema o “AnDança da Morte e dUmZeé” e terá a participação do grupo teatral ApanelA. 

O grupo vai realizar um jogo cênico em que envolve o público em um cortejo fúnebre, acompanhando a relação entre duas figuras presentes na realidade popular, a Esperteza e Malandragem. A apresentação acontece depois da tradicional roda de poemas dos participantes.

O Sarau tem como objetivo realizar rodas de poema e de conversa, com apresentações artísticas e exposições - um tributo a Odilon Ramos de Oliveira, que viveu em Ribeirão Preto pouco tempo após o fim da escravidão no Brasil.  
A participação em todas as atividades é gratuita e aberta à população.

SERVIÇO:
Sarau Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr Carlos Roberto Caliento

Data e horário: 03/07 (quarta) | 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
Exibição do filme “Tangerinas” (2013)
Data e horário: 20/07 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Sarau Odilon “AnDança da Morte e dUmZeé” - com o grupo teatral ApanelA
Data e horário: 27/07 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.