04/07/2024 às 09h56min - Atualizada em 05/07/2024 às 00h00min

Iniciativas em Libras envolve estudantes na educação inclusiva e no aprendizado da linguagem em sala de aula

Alguns passos estão sendo dados para promover maior inclusão dessa população no ensino e no trabalho

BETINI COMUNICAçãO
Escola Lumiar - Divulgação

 

Projeto em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para incorporar Libras nos currículos da educação básica. Isso é um avanço já que em 2021, a Educação Bilíngue de Surdos deixou de ser parte da educação especial e foi incluída na LDB como modalidade de ensino independente. Com isso, a educação bilíngue passa a ter a língua brasileira de sinais (Libras) como primeira língua para os estudantes surdos e o português escrito como segunda. 

 

A Escola Lumiar Pinheiros está desenvolvendo uma série de iniciativas em Libras para envolver os estudantes na educação inclusiva e no aprendizado da linguagem. Eles estão conduzindo este ano três diferentes projetos, um dicionário virtual em Libras para divulgar brincadeiras regionais, uma peça de teatro bilíngue e uma entrevista com atletas surdas do time de futebol do São Paulo. 

 

Em um dos projetos de Libras criou um novo vídeo institucional da escola, mais inclusivo. Crianças de 8 a 10 anos realizaram o projeto, junto com a tutora Camila Novaes. “O vídeo se tornou uma ferramenta para nossa escola. As próprias crianças adaptaram o roteiro para Libras. A captação das imagens também foi feita pelos estudantes, que ajudaram a editar o vídeo, escolheram trilha sonora, definiram todas as passagens, efeitos especiais e modelo da legenda em português”. 

 

“A Lumiar se interessa ativamente pelas pautas de diversidade e inclusão, buscando ampliar repertórios, incluir todo o tipo de estudantes e educadores na escola, e sempre pautar essas discussões. A orientação educacional da escola cuida para que consigamos lidar com as inclusões da melhor maneira possível, elaborando planos educacionais individuais (PEIs)”, afirma a tutora Fernanda Gasparini. Segundo ela, a Lumiar conta com estudantes com deficiência física e intelectual, assim como educadores. 

 

Sobre a Escola Lumiar

Fundada em 2003, a escola Lumiar surgiu como uma iniciativa de educadores de vanguarda para transformar a educação. Através de uma metodologia que prioriza a autonomia e a individualidade de cada estudante, o aprendizado se fundamenta em seis pilares: tutores e mestres; currículo em Mosaico; aprendizagem ativa; avaliação integrada; possibilidade de multietariedade e gestão participativa.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BARTIRA BETINI NUNES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.