27/06/2024 às 12h34min - Atualizada em 27/06/2024 às 12h34min

Ouro Preto quer transformar escolas da cidade em instituições bilíngues

Gestão municipal se reuniu com a Embaixada da França, Secretaria de Estado de Educação e a Superintendência Regional de Ensino para tratar do assunto.

Clara Costa / Revisão: Victor Stutz - jornalvozativa.com
Foto — Reprodução. Crédito — Neno Vianna / PMOP.

Na manhã desta segunda-feira, 24 de junho, a Prefeitura de Ouro Preto acompanhou a Embaixada da França, a Secretaria de Estado de Educação e a Superintendência Regional de Ensino em uma reunião sobre a possível implementação de aulas de francês nas escolas estaduais do Município, transformando-as em instituições bilíngues.

A iniciativa conta com o apoio crucial da Aliança Francesa, a proposta é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender uma nova língua, além de enriquecer o conhecimento cultural. Este é um passo significativo para garantir um futuro ainda mais promissor para os jovens de Ouro Preto.

O adido de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte, Vincent Nédélec, juntamente com uma comitiva da Secretaria de Estado da Educação, visitou recentemente várias escolas estaduais na região. O objetivo foi alinhar as estratégias para a implantação de escolas bilíngues no estado, começando por Ouro Preto. A comitiva também analisou a possibilidade de estender essa oportunidade às escolas municipais, com o apoio da Embaixada Francesa e da Aliança Francesa, em parceria com a nossa Secretaria de Educação.

A Secretaria de Estado da Educação está conduzindo estudos para viabilizar a criação de uma escola estadual bilíngue, o que representaria uma novidade pioneira em Minas Gerais. Embora outras regiões do Brasil, como o Amazonas, já tenham implementado iniciativas semelhantes, a proposta para Minas Gerais é inovadora e promete oferecer novas perspectivas para a educação no estado.

“Estamos empenhados em proporcionar uma educação de qualidade, que abra portas para novas experiências e oportunidades, preparando nossos estudantes para um mundo cada vez mais globalizado”, afirmou Fabrício Bicalho, superintendente Regional de Educação.


A parceria entre as instituições visa não apenas ensinar o francês, mas também promover a interculturalidade e o fortalecimento dos laços entre Brasil e França. As escolas bilíngues permitirão aos alunos desenvolver competências linguísticas e culturais que são essenciais em um mercado de trabalho cada vez mais internacionalizado.

Essa iniciativa representa um marco importante para a educação em Ouro Preto, e reflete o compromisso das autoridades locais e internacionais em investir no futuro das novas gerações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.