04/10/2024 às 09h10min - Atualizada em 06/10/2024 às 00h01min

Franquia de tecnologia devolve até 40% do valor da taxa de franquia para que o franqueado possa investir em campanhas digitais

Victor Ruiz, sócio da Gigatron, uma franquia de software, teve a ideia de implementar o modelo de cashback para ajudar o franqueado no início da operação do seu negócio

FATOSIDEIAS COMUNICAçãO
Divulgação
 

A palavra cashback vem do inglês e significa “dinheiro de volta”, se trata de um programa de recompensas que devolve parte do valor gasto pelo cliente. O retorno pode ser feito em dinheiro, crédito para novas compras ou troca por produtos e serviços. A estratégia é muito usada para atrair e fidelizar clientes. 

 

A técnica consiste na devolução de parte do valor de uma compra para o consumidor, que pode ser devolvido em dinheiro na conta ou pode ficar armazenado em uma “carteira digital” que poderá ser usada para diminuir o valor de compras futuras.

 

O modelo foi inaugurado pela Ebates, uma empresa fundada na Califórnia em 1998 por dois advogados que não tinham experiência com tecnologia. Na época, a internet não apresentava tanta variedade de serviços, por isso a ideia de devolver dinheiro chamou a atenção das pessoas e a marca conquistou um público amplo.

 

Diferente do desconto, o cashback é dado diretamente ao cliente antes da compra e o dinheiro é concedido para o consumidor depois da aquisição do produto. Além disso, o cashback pode ser usado em todos os produtos da marca, diferente do desconto, que é usado em produtos específicos. 

 

Vantagens 

 

Oferecer cashback facilita a aquisição de clientes, e retém clientes que já compram da marca, já que eles se sentem valorizados e se tornam propagadores da marca, indicando os produtos ou serviços para os amigos. Diferente dos descontos diretos, que reduzem parte do valor da compra, o cashback estimula o cliente a voltar e explorar outros serviços. 

 

Além disso, utilizar essa estratégia ajuda a empresa a conhecer as necessidades dos seus clientes, coletando dados na hora de cadastrar o consumidor para receber o cashback. Tudo isso gera mais valor para a marca, que ganha a confiança do público.  

 

O cashback também pode melhorar o Retorno sobre Investimento (ROI) de campanhas de marketing. Com parte do valor investido, empresas podem usar o dinheiro para investir em novas campanhas de marketing e publicidade, aumentando a eficácia das ações promocionais.

 

Comparado a programas de pontos, em que empresas concedem pontos depois da compra, o cashback oferece uma recompensa direta e imediata, sem necessidade de acumulação ou restrições de uso, tornando-se uma estratégia mais simples e atrativa para os consumidores.

 

Cashback para franquias

 

O modelo segue o mesmo padrão para franquias, que oferecem parte do dinheiro que foi investido de volta para o franqueado, que pode usar a quantia para implantar melhorias na sua loja ou investir em campanhas de marketing e publicidade.

 

O sistema de cashback é atrativo para franquias, sendo fácil de implementar e gerenciar. Com esse modelo, a franquia consegue se diferenciar da concorrência, posicionando a marca como líder em práticas de marketing eficazes e atraentes, por meio da aquisição e retenção de clientes.

 

A Gigatron, uma franquia do setor de informática e eletrônica, usa essa estratégia para atrair mais franqueados, oferecendo até 40% do valor de investimento inicial. A quantia é diluída em 12 meses de campanhas de tráfego pago voltado para a geração de leads da franquia. 

 

A ideia de implementar esse modelo na franquia veio depois que franqueados passaram a se preocupar com o cadastramento de leads, que são os contatos interessados em produtos da marca. Por conta disso, o valor passou a ser implementado em campanhas de marketing, visando resolver esse problema.

 

“O cashback surgiu a partir da demanda do franqueado por leads, foi aí que surgiu a ideia de criar um cashback voltado a campanhas de tráfego pago, pegar 40% do valor que o franqueado investiu inicialmente, e dividir em 12 meses de campanhas pagas. Faz cerca de 1 ano que a estratégia entrou em vigor”, esclarece Victor Ruiz, fundador da Gigatron. 

 

Ele conta que o valor ajuda o franqueado no início do seu negócio. “A modalidade de cashback que oferecemos ao franqueado, ajuda ele a logo no início da operação, já converter novos clientes, e já ir criando uma base de contatos de possíveis clientes”, explica. 

 

Sobre a Gigatron Franchising

 

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP - impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui três modelos de negócios: Plano Habitacional, Cloud e Software Premium, além de mais de 60 unidades distribuídas pelo Brasil. www.gigatron.com.br

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação[email protected]

 Renata Brito - (17) 99107-4530 – [email protected]

Ana Luiza Gobe – (17) 99171-1771 – [email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Brito Rodrigues Lucas
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.