12/09/2024 às 10h44min - Atualizada em 14/09/2024 às 00h00min

Projeto Sementes Afrodescendentes promove educação antirracista em escolas públicas de São José dos Campos.

As ações do projeto tiveram início em março e estão impactando aproximadamente 3.200 alunos da rede municipal do município e do Instituto Kamakura.

JÉSSICA SOUZA
Projeto: Sementes Afrodescendentes

O Projeto Sementes Afrodescendentes, recentemente aprovado e financiado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de São José dos Campos, está promovendo uma intervenção artístico-cultural em oito escolas públicas da cidade. O projeto tem como proponente o Instituto Kamakura, uma Instituição que atua a sete anos atendendo crianças e jovens com a missão de promover saúde, bem-estar e disciplina através do Judô.

O projeto visa combater o racismo estrutural nas instituições de ensino, aplicando a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas de educação básica. O projeto foca na formação e qualificação da equipe gestora e docente das escolas, por meio de aulas presenciais, remotas e também com a proposta de desenvolvimento de Projetos Culturais, onde cada escola irá aplicar os aprendizados socializados durante toda capacitação, que é realizada num período de 6 meses.

O projeto Sementes Afrodescendentes foi concebido para responder a uma lacuna crítica nas escolas brasileiras : a negligência do ensino da cultura Africana e Afro-diaspórica e a não aplicação da Lei nº 10.639 de 2003, que perpetua narrativas de subalternização e apagamento das identidades negras. Por meio de ações artísticas e culturais, o projeto busca desconstruir essas narrativas e promover um espaço escolar mais inclusivo e respeitoso.

As idealizadoras e responsáveis técnicas pelo projeto são: Luciana Brauna – Cientista Social, Mestranda e Planejamento Urbano, Educadora e Escritora, com mais de 10 anos de experiência no magistério e 7 anos como palestrante sobre relações étnico-raciais, e Shiva Carolina – Pedagoga, Atriz, Contadora de Histórias e ativista do movimento Hip Hop, lideram esta iniciativa. Ambas trazem suas vivências e conquistas pessoais para o projeto, acreditando que a escola, muitas vezes palco de violências e apagamentos, pode também ser um lugar de transformação quando se utiliza da arte, da cultura e do esporte como ferramentas de combate ao preconceito e à discriminação.

O Projeto Sementes Afrodescendentes, assim, planta as bases para uma nova educação, que respeita e valoriza as diferentes heranças culturais, preparando o solo fértil para um futuro mais justo e igualitário.

Quer saber mais sobre o Projeto Sementes Afrodescendentes? Acesse nossas redes sociais: @sementesafrodescendentes ou fale conosco pelo nosso WhatsApp: 0(12) 9 8221-6662.

O projeto pioneiro é aplicado na cidade de São José dos Campos. A cidade está localizada no Vale do Paraíba, é uma das principais cidades do estado de São Paulo. Situada entre a capital paulista e o Rio de Janeiro, São José dos Campos está próxima de cidades como Taubaté, Jacareí e Caçapava. Com uma população de aproximadamente 750 mil habitantes, a cidade é conhecida por seu papel estratégico na indústria aeroespacial, abrigando o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo. Além disso, São José dos Campos se destaca pela qualidade de vida, com extensas áreas verdes e um forte polo tecnológico.







Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JESSICA APARECIDA DE SOUZA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.