12/09/2024 às 10h46min - Atualizada em 13/09/2024 às 00h01min

Pesquisa do Unicef revela que 11% das crianças e adolescentes no Brasil estão fora da escola

Especialista afirma que o fortalecimento da relação entre escola e família é fundamental para prevenir a evasão escolar

V3COM
V3COM
Divulgação
Um levantamento realizado pelo Ipec (ex-Ibope), a pedido do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), revela que 11% das crianças e adolescentes entre 11 e 19 anos estão fora da escola no Brasil. Isso representa cerca de 2 milhões de jovens afastados dos bancos escolares. Para reverter esse quadro e evitar seu agravamento, as escolas precisam agir em parceria com as famílias.

Segundo a psicopedagoga Esther Cristina Pereira, a solução passa pela maior integração entre escola e família. "A sociedade precisa compreender que a educação não é responsabilidade exclusiva da escola, mas de todos, especialmente da família. Por isso, as instituições devem promover espaços de participação ativa dos pais e mostrar a importância dessa parceria na vida escolar dos filhos", afirma Esther, reforçando a necessidade de engajamento familiar para a melhoria da educação no país.

Pensando nisso, a Feira do Saber 2024, promovida pela Escola Atuação, com o tema "Consciência Coletiva – Semeadura e Cuidados Contínuos", busca fortalecer a integração entre escola e famílias. O evento acontece de 10 a 13 de setembro, nas unidades do Boqueirão e Santa Quitéria, com projetos que abrangem aspectos ambientais, sociais, culturais e emocionais.

A Feira valoriza o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre letivo. “É uma oportunidade para que os pais reconheçam o esforço dos nossos educadores e estudantes, destacando a importância da experiência, do contato e da socialização na educação das crianças, especialmente em uma era dominada pela tecnologia”, afirma Carolina Pereira Frizon, diretora da Escola Atuação.

Aberto à comunidade, o evento oferece uma variedade de exposições que incentivam a conscientização coletiva e a construção de uma sociedade mais justa e responsável, evidenciando o impacto duradouro do aprendizado na vida dos estudantes. Na edição de 2024, quatro projetos se destacam: “Consciência Climática” promove ações ambientais; “Consciência Coletiva” resgata jogos e brincadeiras para desenvolver habilidades socioemocionais; “Explorando a África” desmistifica estereótipos e destaca a relevância cultural do continente; e “Quem Canta Seus Males Espanta” explora os benefícios da música para a saúde emocional e social dos alunos.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MILENA CAMPOS FERREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.