06/09/2024 às 10h56min - Atualizada em 10/09/2024 às 00h00min

Exportações do Brasil IT+ batem recorde e alcançam US$ 793 milhões

Posicionar o Brasil como um player relevante no setor de software e TI é essencial para impulsionar a inovação, atrair investimentos, gerar empregos qualificados e fortalecer a economia no competitivo cenário digital global.

KAREN KORNILOVICZ
Divulgação
Nos últimos 19 anos, o Projeto Setorial Brasil IT+ já envolveu mais de 640 empresas interessadas em expandir suas operações internacionalmente. Desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Softex, ele é o maior e mais abrangente plano de internacionalização competitiva para empresas de software e serviços no Brasil.
Em 2023, o Brasil IT+ alcançou recorde de exportação e adesão empresarial. O volume de negócios gerado pelas empresas participantes do Projeto atingiu US$ 793 milhões, e o número de empresas participantes cresceu de 175, em 2022, para 226. Já o número de empresas exportadoras no Projeto aumentou 67%, passando de 59 para 88.
“Esse resultado positivo comprova o acerto de nossa proposta, que é traçar a melhor jornada de internacionalização de acordo com o perfil de cada empresa e de seu mercado-alvo. Oferecemos um pacote de inteligência comercial com capacitação, treinamento, participação em feiras, missões comerciais e análise de mercado, proporcionando uma internacionalização 360° e uma experiência muito mais assertiva”, afirma Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.
Para Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, “posicionar o Brasil como um player importante no setor de software e serviços de TI no mercado internacional é fundamental para impulsionar a inovação, atrair investimentos, gerar empregos qualificados e fortalecer a economia nacional em um cenário global cada vez mais digital e competitivo”.
Motivações para a busca de oportunidades no exterior - Empresas buscam a internacionalização para atingir novos mercados, promovendo maior estabilidade e segurança. Essa estratégia diversifica riscos, minimizando os impactos de crises internas ao não depender exclusivamente do mercado nacional. A internacionalização também contribui para a construção e consolidação de uma marca global, aumentando a credibilidade. Atuar em diversos mercados exige inovação para acompanhar tendências tecnológicas e mercadológicas, melhorando a competitividade. No setor de TI, a busca por investimentos no exterior é incentivada por países como Estados Unidos, Canadá, Portugal e Alemanha, que oferecem infraestrutura desenvolvida, políticas de apoio, demanda e capital para investimento em TI.
As empresas apoiadas pelo Brasil IT+ passam por uma análise de maturidade internacional para desenvolver ações customizadas e participam de atividades estratégicas de apoio à internacionalização. São oferecidas ações estruturantes focadas em capacitação e inteligência comercial, além de suporte para a participação nos maiores eventos de tecnologia do mundo, visando prospecção e realização de negócios internacionais com valores subsidiados.
Outros benefícios incluem acesso a informações qualificadas sobre mercados-alvo, validação de produtos e conexão com potenciais clientes e parceiros no exterior, rodadas de negócios e missões internacionais online e presenciais.
Iniciado em 2005, o Projeto Setorial Brasil IT+ visa gerar novas oportunidades de negócios no mercado internacional para as empresas brasileiras, aumentar o volume de exportações, ampliar a exposição da indústria brasileira de TI e fortalecer a imagem do Brasil como um centro mundial de excelência no setor.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KAREN KORNILOVICZ DE TOLEDO LARA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.