29/08/2024 às 11h14min - Atualizada em 31/08/2024 às 00h01min

Americana será palco do Projeto ‘Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão’, uma verdadeira experiência ecológica

Ações envolverão a realização de peças de teatro, oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis e distribuição de livros infantis

ISABELLE MANCINI
Grupo Komedi

Será realizada, em Americana, uma imersão de conscientização ecológica. O projeto ‘Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão’ fará passagem pela cidade nos dias 2 a 10 de setembro, com o objetivo de promover peças de teatro, oficinas com materiais recicláveis, além da edição e distribuição de livros de literatura infantil. 

Iniciativas como essas são importantes pois, no país, cerca de 96% dos resíduos produzidos não são aproveitados. Ou seja, o Brasil só recicla 4% de aproximadamente 82 milhões de toneladas de resíduos gerados no ano de 2022, sendo os demais destinados para aterros controlados, lixões, ruas e praças. 

Sem contar que um quarto das cidades brasileiras não apresentam coleta seletiva, de acordo com a última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, publicado recentemente pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos).

Pensando nisso, a proposta do projeto 'Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão' é trazer ecologia e cidadania para as crianças, por meio da criação, produção e circulação de peças de teatro infantil, oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis e edição e distribuição de livros de literatura infantil. Tais combinações de atividades visam promover a conscientização ambiental para as crianças, de forma gratuita. 

O projeto visa despertar a conscientização ambiental nas crianças, para incentivar a separação do lixo e cuidado com o meio ambiente, por meio de uma linguagem lúdica e acessível. Também pretende promover o interesse pela arte, literatura e interpretação, através dos espetáculos, oficinas e livros, com os seguintes temas: importância da reciclagem; funcionamento da coleta seletiva; benefícios da separação do lixo ao meio ambiente e transformações positivas na natureza através da mudança de hábitos. 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão” tem a produção da IOS Empreendimentos Culturais LTDA, apoio da Komedi Projetos e Incentivar Produções, com patrocínio do Sicoob e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

"A Cooperativa Sicoob Acicred, sente-se honrada em poder proporcionar para a cidade de Americana essa parceria com o Projeto: “Lixinho, lixão, cada um tem seu latão, pois sabemos a importância de ensinar as crianças a amar e cuidar do meio ambiente. O projeto proporciona de forma lúdica o conhecimento e desperta a riqueza do cuidado! Agradecemos às escolas parceiras pelo projeto por abrirem as suas portas para que o despertar do cuidado com a sustentabilidade comece desde “pequeno”. A cooperativa apoia e incentiva todas as ações que proporcionem um futuro sustentável e sabemos que a mudança no mundo depende das nossas ações de hoje”, afirma o Presidente do conselho, Márcio Rogério da Silva. 

Sobre o Sicoob: Imagine mais de 7,9 milhões de pessoas construindo juntas um mundo com mais cooperação, pertencimento, responsabilidade social e justiça financeira: este é o Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil. Hoje, somos centenas de cooperativas financeiras com atuação em todos os estados brasileiros, sempre regidas por esses valores.

Quem faz parte do Sicoob conta com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e uma diversidade de canais digitais que permitem o acesso a um portfólio completo de produtos e serviços financeiros – como conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança e muito mais –, com taxas bem mais justas que as encontradas no mercado financeiro convencional.

Isso acontece porque, aqui, quem se associa não é apenas um cliente: é um cooperado e, como dono do empreendimento, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros – resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Lixinho ou Lixão: todos têm o seu latão” em Americana/SP
Datas, horários e locais:

02/09/2024

Emef Jonas Correa de Arruda Filho

Rua João Bernestein, 601 - Vila Margarida.

03/09/2024

Emef Florestan Fernandes

Rua Japão, 701 Morada do Sol.

04/09/2024

Emef Paulo Freire 

Rua Jales, 61 - Parque Novo Mundo.

05/09/2024

Emef Darcy Ribeiro 

Rua da Igualdade, 65 - Jardim da Paz.

06/09/2024

SOMA - Americana 

Praça dos Expedicionários, 29 - Vila Medon.

09/09/2024

EE Alcindo Soares de Oliveiro 

Rua Dinamarca, 531 - Jardim Paulistano

10/09/2024

Emef Milton Santos 

Rua Felício Zamperlin, 200 - Praia Azul


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.