Cuidar da saúde deve ser uma atividade presente no dia a dia durante toda a vida, mas eles devem se intensificar após os 60 anos de idade, justamente por ser uma fase mais sensível do corpo.
Os impactos de uma doença, uma lesão ou uma queda na imunidade após esta idade causa impactos muito maiores na saúde que antes, explica o médico cardiologista Dr. Roberto Yano.
“Após os 60 anos, o corpo se torna mais sensível a mudanças, a doenças, etc., o que faz com que seus impactos sejam sentidos com mais intensidade, por isso, é preciso redobrar a atenção a alguns cuidados importantes com a saúde”, explica.
5 erros comuns que você deve evitar após os 60 anos
01 - Não cuidar da alimentação
“Você já deve estar cansado de saber que cuidar da alimentação é importante para a saúde, mas o que você talvez não saiba é que o seu intestino é um órgão muito importante que pode exacerbar ou ajudar a prevenir doenças. Por isso você deve ter um intestino sempre saudável, evitando alimentos ultraprocessados, e incluindo comidas mais naturais e saudáveis na sua dieta”, explica Dr. Roberto Yano.
02 - Não subestime o sono?
“Pessoas de 60 anos ou mais costumam subestimar a importância do sono,mas ele continua sendo muito importante, mesmo sofrendo alterações em seus padrões ao longo da vida. Com a idade existem fatores que podem prejudicar a qualidade do sono como a incontinência urinária, dor, a apneia do sono, alterações no ciclo circadiano, etc., por isso, é importante fazer consultas regulares e buscar dormir bem, sempre no mesmo horário e fazendo uma boa higiene do sono”.
03 - Ter o esquecimento como normal:
“Um dos aspectos mais normalmente relacionados ao envelhecimento é a falta de memória, mas na verdade, os esquecimentos não são totalmente normais,. Esquecer as chaves ou o nome de alguém que você encontra de forma ocasional pode acontecer em qualquer fase da vida, mas quando você passa a esquecer fatos mais básicos, como o lugar onde mora, o nome de familiares ou repetir a mesma pergunta várias vezes, nesses casos deve-se procurar um neurologista para ser avaliado”.
04 - Ir ao médico só quando sente algo:
“Quando os sintomas surgem em geral a doença já está estabelecida, ou seja, o ideal é buscar exames, consultas e tratamentos preventivos mesmo quando não sente nenhum sintoma, prevenir é a palavra chave principalmente após os 60 anos, quanto mais precocemente você descobrir alguma doença, mais eficaz será os seu tratamento”.
05 - Parar:
“Parar? Só após a morte. Ficar idoso não é o fim da vida, mas muitas pessoas param de trabalhar e reduzem suas atividades de lazer. O ideal é se manter ativo, praticar atividade física regularmente, ter um bom convívio social, ter hobbies, etc., o importante é manter seu corpo e sua mente sempre ativos”, explica Dr. Roberto Yano.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIANO DE ABREU RODRIGUES
[email protected]