A Elanco Saúde Animal marcará presença na edição de 2024 do Agroleite, um dos maiores e mais relevantes eventos técnicos da pecuária leiteira na América Latina, que ocorrerá de 6 a 9 de agosto em Castro (PR). A participação da empresa será centrada na campanha Legado Leiteiro, lançada este ano para facilitar a comunicação com os produtores, fornecendo informações ágeis, simples e didáticas sobre os cuidados necessários no bezerreiro, assegurando não apenas o controle sanitário, mas também o bem-estar do rebanho.
A campanha tem como objetivo conscientizar os produtores sobre a importância do manejo e sanidade das bezerras. “O futuro da fazenda está em bezerras e novilhas saudáveis. O sucesso das demais etapas do processo produtivo depende disso”, afirma Fernanda Paparotti, coordenadora de marketing de Ruminantes para a Cadeia Leiteira da Elanco Brasil. Segundo ela, o número de novilhas de primeira cria produzido anualmente no rebanho de reposição influencia significativamente a rentabilidade das fazendas de leite, pois elas serão as futuras produtoras. “Para alcançar esse objetivo, é essencial que produtores e técnicos adotem boas práticas de manejo e bem-estar no bezerreiro ao longo de todo o ciclo produtivo”, explica.
Outro destaque da empresa durante o Agroleite será a questão sobre as estratégias preventivas e terapêuticas para enfermidades comuns nas etapas iniciais do ciclo produtivo, como coccidiose, tristeza parasitária bovina (TPB) e pneumonia. Nesta linha, serão apresentadas estratégias de manejo nutricional e sanitário, que previnem ou controlam as principais enfermidades dos bezerreiros, além de proporcionar maior bem-estar aos animais. “Apresentaremos nossas soluções e como elas favorecem o bem-estar animal e a sustentabilidade do negócio, resultando em aumento de produtividade para o produtor e em produtos de melhor qualidade para o consumidor”, diz Fernanda.
As ações da campanha Legado Leiteiro destacam o manejo estratégico para a prevenção, diagnóstico e tratamento das principais doenças que acometem as bezerras leiteiras. A campanha inclui placas informativas sobre sinais de doenças comuns em animais jovens, que podem ser afixadas nas fazendas para facilitar o reconhecimento rápido. “Além de esclarecer os pontos principais dessas enfermidades, esse material traz também o manejo mais apropriado para evitá-las e, caso necessário, como tratá-las, agilizando o processo e reduzindo perdas”, destaca Fernanda. Todas as peças estarão expostas na Casa Elanco, localizada em um dos principais pontos da feira.
Entre as doenças apresentadas nas placas estão a coccidiose, quase sempre causada por protozoários do gênero Eimeria, e a colibacilose, provocada por cepas da bactéria Escherichia coli, sendo a diarreia o sintoma mais comum; a pneumonia, uma condição complexa e multifatorial, frequentemente causada por uma combinação de agentes infecciosos, como vírus e bactérias, e a tristeza parasitária bovina (TPB), que envolve anemia hemolítica, febre, perda de peso e produtividade. “Todas estas doenças ameaçam a vida de bezerras em aleitamento e, se negligenciadas, prejudicam a produtividade do animal e podem até levá-lo a óbito”, diz Matheus Lopes, consultor técnico de leite da Elanco.
90 Dias Vitais, nutrição e saúde da glândula mamária
A Casa Elanco também abordará o manejo da vaca no período seco e na fase de lactação, com destaque para os cuidados com a nutrição e com a saúde da glândula mamária, para prevenir e tratar a mastite, uma das mais frequentes enfermidades em vacas leiteiras.
“Para estes animais, o período mais crítico são os 60 dias antes do parto e os 30 depois, os chamados 90 Dias Vitais, quando intensas alterações fisiológicas e metabólicas podem acarretar problemas de saúde na vaca e comprometer a qualidade do colostro para as bezerras e do leite para o consumidor”, diz Matheus. “Por isso, formular uma dieta adequada, usar suplementos apropriados, gerenciar o balanço energético e a função imunológica da vaca, e cuidar da saúde da glândula mamária são aspectos fundamentais para evitar transtornos metabólicos e infecciosos nesse período crítico”, explica.
A Elanco possui soluções específicas para o período dos 90 Dias vitais, que serão destacadas ao longo do Agroleite, como o Calfon™ Oral, suplementação preventiva para a hipocalcemia; o Catosal™ B12 que, conforme estudos1, otimiza a função metabólica e previne a cetose; e o Rumensin™ 200, aditivo nutricional que suporta o balanço energético da vaca ao longo dos 90 Dias Vitais.
“São soluções preventivas e terapêuticas, com eficácia atestada cientificamente e que, ao lado do trabalho de consultoria da Elanco nas propriedades, vêm compondo estratégias bem-sucedidas ao produtor de leite durante todo o ciclo reprodutivo”, diz Matheus.
Trilha do leite e palestras
Para facilitar a compreensão das informações sobre a campanha Legado Leiteiro e os cuidados nos 90 Dias Vitais, a Casa Elanco sediará atividades como palestras e exposição das placas informativas. Haverá brincadeiras interativas, a apresentação da mascote Elancalf e participação na “Trilha do Leite”, organizada pela cooperativa Castrolanda. Também, em parceria com cooperativas da região, a Elanco facilitará a visita de mais de 300 profissionais e produtores, oferecendo atividades e treinamentos com especialistas.
“Nosso principal objetivo é discutir a produção leiteira, apresentar soluções aos nossos clientes e estabelecer conexões entre todos os elos da cadeia produtiva do leite no Brasil para garantir a produtividade e o bem-estar dos animais. Essa é uma das premissas da Elanco”, finaliza Fernanda.
Para saber mais sobre a Elanco no agronegócio visite o site agropecuaria.elanco.com e as redes sociais no Linkedin (linkedin.com/showcase/elanco-
1 DENIZ, A.; AKSOY, K. Use of organic phosphorous butafosfan and vitamin B12 combination in transition dairy cows. Veterinární Medicína, v. 67, n. 7, p. 334-353, 2022
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gisele de Cassia Berto Cabrera
[email protected]