10/07/2024 às 10h34min - Atualizada em 14/07/2024 às 00h00min

Maca Peruana: como um tesouro andino está mudando o cenário da nutrição natural

Amélia Whitaker
David Gabrielyan - Unplash

A maca peruana, originária da região andina do Peru, é uma planta cultivada e utilizada há mais de 2.000 anos. Conhecida como "ginseng dos Andes" ou "viagra dos Incas", a planta é rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. As civilizações antigas valorizavam a maca por suas propriedades energéticas e de resistência, além de ser utilizada em cerimônias religiosas.

Existem variedades da planta, classificadas principalmente por suas cores: vermelha, preta e amarela. Cada variedade possui propriedades e benefícios específicos. A maca vermelha é frequentemente associada à saúde feminina, enquanto a preta é conhecida por melhorar a memória e o aprendizado. Já a maca amarela é  a forma mais utilizada e pesquisada entre todas as macas. Suas propriedades aumentam a energia, melhoram a concentração e equilibram os hormônios.

A planta é reconhecida por seus benefícios à saúde, especialmente na regulação de hormônios, alívio dos sintomas da menopausa, efeitos neuroprotetores e possível melhora na capacidade cognitiva, humor e memória. “A maca peruana tem sido amplamente estudada por suas propriedades afrodisíacas, devido aos seus efeitos na modulação hormonal”, afirma a nutricionista Laise Capelasso da Viva Regenera.

A maca é rica em carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Ela também contém alcaloides e flavonoides, que podem explicar seus benefícios naturais em uso contínuo.

A maca é uma possível alternativa natural para o tratamento dos sintomas da menopausa. Mulheres na menopausa podem se beneficiar do consumo da planta devido à sua capacidade de equilibrar os hormônios e aliviar sintomas como ondas de calor, insônia e mudanças de humor. 

A planta é frequentemente associada ao aumento da libido em homens e mulheres. “Estudos indicam que a maca pode melhorar o desejo sexual e a função erétil, sendo uma opção natural para melhorar a vida íntima, mas os estudos recentes ainda são inconclusivos neste aspecto”, destaca Laise Capelasso.

Atletas e esportistas podem se beneficiar do consumo devido à sua capacidade de aumentar a energia, a resistência e o ganho de massa muscular. Ela também pode ajudar na recuperação muscular após exercícios intensos, oferecendo suporte nutricional essencial.

A maca possui propriedades adaptogênicas, o que significa que pode ajudar o corpo a se adaptar ao estresse. Além disso, ela pode melhorar o humor, reduzir a ansiedade e auxiliar na concentração e foco, promovendo a saúde mental.

Historicamente, a planta era consumida de diversas maneiras pelos habitantes dos Andes, desde bebidas feitas com suas raízes fervidas até pó seco misturado com outros ingredientes. A Viva Regenera procura manter viva as culturas dos povos originários e apresentar produtos naturais íntegros. Assim, a Maca Peruana da Viva Regenera é um blend de todas as cores de macas em pó, indicada para consumo em shots matinais para vitalidade e energia durante o dia. O consumo em porções moderadas (3-5g/dia ou 1 colher de chá) e diárias é indicado para melhores efeitos. Idosos, gestantes, lactantes ou pessoas portadoras de doenças especiais devem consultar um médico ou nutricionista antes do consumo. Pessoas com disfunções na tireoide podem fazer o consumo da maca peruana em quantidades sugeridas em preparações quentes ou em infusão em torno de 70ºC em bebidas quentes.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AMELIA WHITAKER CHAVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.