10/07/2024 às 12h55min - Atualizada em 11/07/2024 às 20h00min

no podsempre, thelminha destaca o papel das redes sociais no compartilhamento de ações voluntárias: “sofrimento do outro não pode ser entretenimento”

no episódio que teve como tema “saúde de quem salva vidas”, a médica e influencer compartilha dicas e vivências para buscar equilíbrio entre a saúde mental e física dos profissionais da área em momento delicado da vida, relata que seu primeiro paciente no hospital-escola foi o próprio pai, que enfrentava um câncer

DEUSARINA SANTANA
Pague Menos
Fortaleza (CE), julho de 2024 No mês de julho, o PodSempre, videocast da rede de farmácias Pague Menos, recebe em sua bancada Thelma Assis. Também conhecida como Thelminha, a profissional da área da saúde e ex-BBB tem sua participação confirmada no episódio, que vai ao ar no dia 10/07, às 12h, pelo YouTube. Em uma conversa descontraída com a apresentadora Juliana Oliveira, a médica anestesiologista contou detalhes sobre sua trajetória na profissão – desde os estudos até a realização do sonho de atuar na área da saúde – e a vida depois de sua vitória na vigésima temporada do reality mais famoso da TV brasileira.

Ao longo de mais de uma hora de bate-papo, além de compartilhar sua trajetória profissional, a médica comentou que mesmo após vencer o reality em 2020 e se tornar uma influenciadora, não deixou de lado a profissão. Atualmente contribui, de forma voluntária, em ações de ONGs (como a @ongzoe.oficial) e atua na linha de frente sempre que preciso – como foi o caso da crise do oxigênio em Manaus, em 2021, e após a catástrofe que impactou a vida de milhões de gaúchos este ano. Para conciliar as duas frentes de atuação, Thelma destaca o uso das redes sociais e seu papel como influenciadora e voluntária para potencializar a mobilização de pessoas para ajudar e condena a produção de conteúdo deste viés para gerar engajamento. “É um combo do bem ao usar a rede social e mostrar o que estamos fazendo. Mas o sofrimento do outro não pode ser entretenimento. É bem tênue. Então, fazer esse trabalho voluntário é bem desafiador, mas é algo que eu quero carregar comigo. Não é só a gente que está ajudando. Você também está sendo ajudado”, pontua.

Durante a conversa com a apresentadora, a médica conta os perrengues durante a vida universitária e sua entrada no ramo da saúde e revelou que não tinha planos para ser anestesista. Com apoio de uma amiga, descobriu a especialidade de anestesista, que reúne os interesses anteriores em uma só profissão. “Eu me tornei médica depois da minha especialização. Foi a certeza de que eu estava me aproximando do meu sonho!”, pontua.

No episódio que tem como tema “Saúde de quem salva vidas”, Thelminha aprofundou a discussão sobre os desafios - físicos e mentais -  enfrentados por quem dedica a vida a cuidar dos outros. O assunto foi ilustrado por um episódio bastante marcante durante a faculdade, no qual seu pai enfrentou um câncer. Sendo assim, seu primeiro paciente foi ele, que foi levado para o interior para ser cuidado no hospital escola no qual Thelma atuava. Dessa forma, pode acompanhar a evolução pessoalmente. Segundo ela, nesse momento, procurou ajuda médica em decorrência da saúde mental “Eu tive um episódio de depressão quando eu tive meu pai como paciente. Procurei ajuda e, por não ter dinheiro nem convênio, um professor de psiquiatria cuidou de mim. Como não tinha condições para fazer terapia, ele me medicou e com a medicação eu consegui me formar e cuidar do meu pai”, relata emocionada.

Para a influenciadora, as pessoas precisam entender que o físico e o mental ocupam o mesmo ser e, muitas vezes, uma dor física pode sim ser causada por uma condição mental. “Precisamos quebrar o tabu de que remédio para saúde mental é coisa de ‘doido’. Não podemos relativizar nossas próprias emoções e sentimentos. Precisamos estar bem com a gente mesmo, tanto fisicamente quanto mentalmente, para poder ajudar o outro”. Em relação à saúde física, de acordo com a entrevistada, a primeira coisa que temos que colocar em prática é o autoconhecimento. “Geralmente, a gente sugere que o paciente busque orientação médica, independentemente da idade, anualmente. Nunca espere seu corpo manifestar um sinal ou sintoma para buscar ajuda. Medicina preventiva é tudo!”.

Tendo em vista a orientação da médica e, para facilitar ainda mais o acesso a exames de rotina, a Pague Menos e Extrafarma possuem os consultórios farmacêuticos do Clinic Farma, que estão disponíveis em 1.100 lojas da rede. Lançados em 2014, têm o objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Esse espaço oferece mais de 60 procedimentos, como testes de glicemia, hemoglobina glicada e aferição de pressão, além de aplicação de injetáveis e diversas opções de exames graças a soluções modernas oferecidas por health techs. Outro diferencial da companhia é a sua capilaridade e estrutura omnichannel, que permite a compra de itens pelo app, site Clique & Retire, Prateleira Infinita, lockers, televendas além de um canal de compras via Whatsapp, criado em parceria com a Suri by Chatbot Maker, oferecendo ainda mais conveniência e praticidade aos clientes.  

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com 1.654 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Contatos para Imprensa - Pague Menos
Gabriel Furlan / [email protected]
Deusarina Santana / [email protected]
Denise Carvalho / [email protected]
[email protected]

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEUSARINA ALVES SANTANA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.