02/07/2024 às 15h21min - Atualizada em 04/07/2024 às 00h00min

Dia do Hospital marca a importância da instituição para o desenvolvimento de tecnologias para a saúde

Data foi escolhida por conta da reinauguração da Santa Casa de Santos, o primeiro hospital do Brasil

SOPHIA MUNIZ - (11) 98918
Divulgação: MV
Dia do Hospital marca a importância da instituição para o desenvolvimento de tecnologias para a saúde

Data foi escolhida por conta da reinauguração da Santa Casa de Santos,
o primeiro hospital do Brasil
 
No dia 2 de julho é comemorado o Dia do Hospital, instituído por conta da data da inauguração das novas instalações da Santa Casa de Misericórdia de Santos (SP), o primeiro hospital a ser fundado no Brasil. Este marco histórico destaca a importância desses estabelecimentos para a sociedade, reconhecendo-os como centros essenciais de cuidado e recuperação.

As Santas Casas de Misericórdia são a maior rede filantrópica de hospitais do país. Atualmente, 75% dessas instituições utilizam ferramentas do Ecossistema MV, líder em soluções para a jornada digital na saúde, para otimizar a gestão hospitalar, exemplificando como a tecnologia pode aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde. Esta data também serve para conscientizar sobre a relevância dos hospitais na vida das pessoas, onde diariamente ocorrem milhares de histórias de superação e cura.


Os hospitais são muito mais que locais de tratamento: são centros de pesquisa, ensino e inovação médica. Equipes multidisciplinares, compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas e outros mais trabalham em conjunto para proporcionar um cuidado abrangente e personalizado aos pacientes. Esses profissionais dedicados não apenas salvam vidas, mas também oferecem esperança em momentos difíceis, fazendo dos hospitais lugares onde a vida é preservada e celebrada.

Para garantir a melhoria da gestão dos processos hospitalares e oferecer um atendimento eficiente aos pacientes, a MV desenvolve e aprimora softwares para atender as necessidades dos profissionais envolvidos na jornada assistencial. “Por receber pacientes que precisam de tratamento agudo e intensivo, os hospitais são espaços que aportam o desenvolvimento de tecnologias e de novos protocolos para prevenir e tratar doenças”, diz Valmir de Oliveira Júnior, diretor da unidade de negócio Hospitalar da MV, multinacional que impulsiona a transformação digital na Saúde.

Assim como as Santas Casas, a companhia possui em sua carteira de clientes mais de 1.300 hospitais que buscam tecnologias mais precisas para uma gestão eficiente de toda a instituição. Conheça algumas soluções desenvolvidas pelas empresas do Ecossistema MV que contribuem para a transformação digital da gestão hospitalar e da jornada assistencial:

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
O sistema de registros médicos eletrônicos (EMR/EHR) possibilita que os profissionais de saúde registrem, armazenem e acessem informações médicas dos pacientes de forma eletrônica. Isso abrange dados de saúde, histórico de tratamentos, prescrições médicas, resultados de exames, entre outros.

Software de Gestão Hospitalar Integrado
O Soul MV, software líder de utilização por instituições de saúde no Brasil, abrange uma ampla gama de funcionalidades, incluindo gestão de pacientes, agendamento de consultas, faturamento e cobrança, gestão de estoque, entre outros. A integração desses sistemas permite uma coordenação mais eficiente de todas as operações hospitalares.

Dispositivos Médicos Conectados à Internet
Incluem monitores de sinais vitais, bombas de infusão, eletrocardiogramas (ECG), entre outros. Esses dispositivos são integrados à rede do hospital, permitindo o monitoramento remoto dos pacientes e a coleta automatizada de dados de saúde em tempo real.

Soluções de Armazenamento em Nuvem
Utilizadas para armazenar grandes volumes de dados de saúde de forma segura e acessível. Isso abrange registros médicos eletrônicos, imagens médicas (como radiografias e ressonâncias magnéticas), e outros documentos relacionados ao paciente.

Tecnologias de Suporte à Decisão Clínica
Essas tecnologias utilizam algoritmos, inteligência artificial e análise de dados para auxiliar os médicos na tomada de decisões clínicas. Isso inclui sistemas de apoio ao diagnóstico, protocolos de tratamento baseados em evidências e alertas de segurança para evitar erros médicos.

Sobre a MV
Com o propósito de empoderar a sociedade no cuidado da saúde, a MV é uma multinacional que impulsiona a transformação digital no setor. Líder no mercado da América Latina, a companhia desenvolve há 36 anos, softwares inovadores para facilitar a gestão de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de diagnóstico e redes de atendimento público. À frente de um ecossistema robusto de empresas e soluções, a MV atende diretamente mais de quatro mil clientes usuários, assegurando eficiência, agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde.
Descubra mais em www.mv.com.br.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SOPHIA MUNIZ SALUSTIANO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.