01/07/2024 às 12h54min - Atualizada em 02/07/2024 às 00h01min

Participante de reality show vira principal assunto na internet por ser calvo

Especialistas comentam o caso de Patrick Ribeiro e explicam condição que afeta o participante de Casamento às Cegas Brasil 4

HV PRESS
Patrick Ribeiro, participante de Casamento às Cegas Brasil 4 — Foto: Reprodução/Netflix

Tudo começou entre as cabines. Patrick Ribeiro e Renata Giaffredo conversam pela primeira vez entre paredes sendo apontados como um dos principais casais, porém, ela decide, mais tarde, noivar com Alexandre Thomaz. 

Em uma das fases do programa, os homens e as mulheres se encontram, quando Renata e Patrick acabam se vendo pela primeira vez pessoalmente. A advogada não se contém e declara no confessionário: “não tem nada a ver comigo”, disse ela.

 

“Ele foi o único rapaz que entrou de boné. Não é que ele seja estiloso. Tem alguma coisa aí.”, comentou Renata, estranhando o uso do boné em pleno frio que fazia na serra catarinense. Após isto, ela pergunta ao seu noivo Alexandre, e ele confirma a condição do participante: “O Patrick é calvo”, apontou.

 

Desde as primeiras falas da advogada, tem se criado muita repercussão nas redes sociais. Mas a polêmica maior se desenrolou quando Renata descobre a condição que afeta seu ex-pretendente, e dispara: “Eu evito ficar com calvo”. 

 

O participante conhecido por nunca tirar o boné, rebateu as afirmações preconceituosas de Renata nos stories do Instagram, onde também exibe fotos somente com o boné.

 

“Pergunta de milhões: É uma forma de preconceito debochar de uma condição genética como a calvície, sendo que quem tem não escolheu e sofre com isso? Não é como em outras condições genéticas que não se enquadram no padrão social de beleza?”, questionou.

 

Patrick diz ainda que o boné dá mais confiança a ele por se sentir desconfortável com a calvície. "Se você tem algum acessório, qualquer coisa que te faça sentir mais seguro e melhor com você mesmo, não tem o porquê não usar. Se tem tanta mulher que é baixinha e usa salto para se sentir mais confiante, e eu uso um boné para me sentir mais confiante, qual o problema nisso?", desabafou ele.

 

O médico cirurgião e especialista capilar da clínica Pineapple Hair Brasil, Dr. José Carlos Maruoka tira dúvidas em relação ao caso de Patrick e sobre a calvície que afeta 42 milhões de brasileiros segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

O uso constante do boné pode gerar queda capilar ou agravar o quadro da calvície?

 

“Não, o uso constante de boné não causa calvície. A calvície, também conhecida como alopecia androgenética, é uma condição multifatorial complexa, geralmente influenciada por predisposição genética e hormônios.”, explica o doutor.

 

“Embora o uso de bonés não seja a causa direta da queda de cabelo, em alguns casos, pode sim agravar o quadro, especialmente se usado de forma inadequada.”, completa o tricologista.

 

Por que é mais difícil para os calvos se relacionarem com as mulheres?

 

“A insegurança em relação à calvície pode ser um obstáculo maior para encontrar um relacionamento do que a própria calvície em si. Trabalhar a autoestima e a autoconfiança é fundamental para se sentir atraente e conquistar alguém.”, comenta o médico.

 

Por que a calvície está relacionada à insegurança do homem?

 

Segundo a Dra. Anne Melo, também médica da clínica especialista em transplante capilar e medicina capilar integrada, Pineapple Hair Brasil, a calvície pode estar relacionada à insegurança do homem por diversos motivos, tanto sociais quanto psicológicos.

 

Fatores sociais:

 

  • Padrões de beleza: Em muitas culturas, cabelos fartos e saudáveis são associados à masculinidade, juventude e vigor. A perda de cabelo pode ser vista como um desvio desses padrões, levando o homem a se sentir menos atraente e confiante.

 

  • Estigmas e piadas: A calvície é frequentemente alvo de piadas e comentários depreciativos, o que pode contribuir para a insegurança e o constrangimento do homem.

 

  • Pressão social: A prevalência de imagens de homens calvos como sendo menos atraentes ou bem-sucedidos na mídia pode influenciar a percepção do homem sobre si mesmo e levar à comparação com outros homens com cabelo.

 

Fatores psicológicos:

 

  • Autoestima: A perda de cabelo pode ser vista como um sinal de envelhecimento ou perda de vitalidade, o que pode levar à queda da autoestima e à autoimagem negativa.

 

  • Medo do julgamento: O homem calvo pode ter medo de ser julgado ou ridicularizado por outras pessoas por causa da sua aparência.

 

  • Preocupação com a vida amorosa: A calvície pode levar o homem a preocupar-se com sua capacidade de atrair e manter um relacionamento amoroso, o que pode gerar ansiedade e insegurança.

 

Qual a melhor solução para a calvície?

 

“Para um resultado definitivo, a melhor opção é o transplante capilar, que é um procedimento cirúrgico totalmente eficaz para restaurar a densidade capilar em áreas específicas. Outra boa alternativa mas que não trará resultados tão eficazes quanto o transplante, são os medicamentos tópicos ou orais, que devem ser prescritos por profissionais da saúde capilar.”, pontua a doutora.

 

Como prevenir a queda capilar?

 

“Os cuidados com o cabelo, o acompanhamento médico e a terapia capilar são a melhor forma de prevenção, sendo a terapia protocolos personalizados que melhoram a qualidade e densidade dos cabelos, além de controlar a queda.”, conclui a especialista capilar.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HIGOR BATISTA VICENTE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.