16/05/2024 às 17h33min - Atualizada em 16/05/2024 às 17h33min

Cirurgias são adiadas no Hospital da Baleia, em BH, por baixo estoque de sangue

De acordo com a unidade de saúde, a medida foi tomada por uma questão de segurança assistencial

Por Juliana Siqueira - O TEMPO
O Hospital da Baleia realiza, em média, 350 transfusões de sangue diariamente Foto: Hospital da Baleia/Divulgação

Seis cirurgias eletivas foram adiadas no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (16 de maio), por conta do baixo estoque de sangue. De acordo com a unidade de saúde, a medida foi tomada por uma questão de segurança assistencial, assim como para garantir o “cumprimento de priorização frente a critérios pré-estabelecidos que consideram a clínica do paciente e avaliação do risco assistencial”.

O Hospital da Baleia realiza, em média, 350 transfusões de sangue diariamente, usando, em geral, duas bolsas de hemácias e uma bolsa de plaquetas por cada procedimento. Diante desse cenário, a unidade de saúde pede para que a população doe sangue. Para saber como doar, clique aqui.

“Com capacidade de atendimento destinada exclusivamente aos mineiros atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital da Baleia pede à população um gesto de solidariedade: que façam doação de sangue ao Hemominas, para que o hospital continue sua missão de salvar vidas. O banco de sangue do Hospital acendeu um sinal de alerta, pois a quantidade de sangue disponível está abaixo do normal”, ressaltou.

A Fundação Hemominas é responsável por mais de 90% das demandas transfusionais de Minas Gerais, e o estoque de sangue está 30% abaixo do ideal. Já a queda do tipo O positivo já é de mais de 50%. De acordo com  a instituição, o índice da população doadora no Estado é inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a  Assessoria de Captação de Cadastro da Fundação Hemominas, somente 1,8% dos mineiros doam sangue regularmente. O ideal é pelo menos 3%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.