29/08/2024 às 16h35min - Atualizada em 29/08/2024 às 16h35min

Rogério diz que PBH não investiu em meio ambiente e prevenção de catástrofes

Ele prometeu criar dez novos parques na cidade e investir em brigadas voluntárias de combate a incêndios

Hermano Chiodi - .otempo.com.br
Rogério Correia faz promessas para o Carnaval de BH

O candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Rogério Correia, criticou a atual administração municipal por não ter investido adequadamente em meio ambiente e prevenção de desastres. Durante uma visita, nesta quarta-feira (28 de agosto), à escola de samba Cidade Jardim, região centro-sul de Belo Horizonte, ele afirmou que a gestão do prefeito Fuad Noman (PSD) não deu a devida atenção às mudanças climáticas e suas consequências, resultando em impactos para a população.

Na madrugada dessa terça-feira (27 de agosto), a escola de samba foi atingida por um incêndio, que começou em um lote vago por causa da vegetação seca e teve quatro carros alegóricos destruídos pelas chamas. O candidato petista prometeu verbas para ajudar na recuperação da agremiação e aproveitou a oportunidade para expor suas críticas ao prefeito.

 

“Faltou prevenção, faltou política pública real para a questão ambiental. Eu vi o prefeito dizendo que agora ele vai ampliar o número de árvores a serem plantadas na cidade. Ora, por que ele não fez antes, durante o governo, e vem anunciar como medidas para serem feitas à frente. Ninguém acredita”, diz Rogério. 


No plano de governo petista também consta a ampliação da quantidade de árvores plantadas e coloca como meta plantar uma árvore para cada habitante da cidade até 2028. “É exequível, basta liderança política para mobilizar”, explica.

Propostas
Entre os projetos anunciados por Rogério Correia para um futuro governo está a criação de dez novos parques na cidade. Ele ainda frisou que a proteção da Serra do Curral contra a mineração será uma de suas prioridades. 

 

“Temos o compromisso da criação de dez parques, que enumeramos em nosso programa de governo, e são parte essencial da proteção ambiental", diz.


A assessoria do candidato diz que estão previstos os novos parques na Serra do Curral, Ribeirão do Onça, Mata do Havaí, Mapa do Jardim América. As demais áreas serão selecionadas com "critérios que vão priorizar periferias, áreas de proteção ou recuperação de córregos".
 

"Na Serra do Curral, por exemplo, será um parque nacional. Mineração, de forma alguma. Nós não vamos permitir. Vamos mobilizar tudo o que estiver ao nosso alcance e ao, fazer o parque nacional, já estará proibida a mineração”, afirma.


Segundo o petista, já existem negociações conduzidas junto ao governo federal e à ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, para garantir a instalação desse parque. Ele disse que Minas Gerais virou um “reino das mineradoras” e que irá trabalhar para impedir que novas decisões do governo estadual possibilitem a mineração na Serra do Curral.

Prevenção de catástrofes
Rogério Correia aproveitou o exemplo da escola de samba Cidade Jardim para dizer que irá implantar projetos para prevenir a cidade dos impactos da crise climática no mundo. Ele  destacou a criação de “brigadas voluntárias de combate a incêndios”.

 

“Vamos criar imediatamente, se formos eleitos, as brigadas voluntárias contra incêndio. Para que isso que aconteceu aqui (na escola de samba) tenha previsão, através de mapeamento, de regiões que, quando acontecem secas extensas como estas, peguem incêndios. São sempre as mesmas áreas dessa forma possa ser prevenido”, diz.


A proposta, de acordo com Rogério, está prevista em lei estadual e não implica em custos relevantes para a administração municipal.
 

“Você não vai ter que gastar tantos recursos para o combate ao incêndio e depois o prejuízo, o prejuízo seria muito maior”, avalia.


O candidato também falou sobre a prevenção de desastres com a chegada do período chuvoso e alertou que a maior preocupação será a contenção de encostas. “Nós vamos recuperar áreas e criar locais que possam absorver naturalmente as águas da chuva. Agora, onde for necessário fazer bacias de contenção, faremos. Assim como a contenção de encostas que precisam ser feitas”, diz.

A Prefeitura de Belo Horizonte contesta e diz que mantém investimentos constantes na prevenção de incêndios e proteção de áreas verdes e destacou investimentos feitos para combate à enchentes.

 

"Merecem destaque os empreendimentos: Bacia de Detenção do Córrego Bonsucesso, Bacias de Detenção dos Córregos Olaria e Jatobá e Bacias de Detenção do Córrego Ferrugem, Ampliação dos canais dos Ribeirões Pampulha e Onça, Reservatórios Profundos Nado e Vilarinho, Jardins de Chuva implantados na bacia do córrego do Nado", informam.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.