No dia 26 de agosto, São Paulo celebra o Dia do Afroempreendedor, uma data formalizada em 2019 para incentivar e promover os negócios da comunidade negra. Instituída pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a comemoração visa reconhecer e valorizar o potencial econômico e social dos pequenos empresários e empreendimentos liderados por pessoas negras.
De acordo com estudo realizado pelo Sebrae com base da PNAD, nos últimos 10 anos (2013-2023), o número de empreendedores negros no Brasil cresceu 22%, superando a performance dos donos de pequenos negócios brancos, que registraram uma alta de 18%. A diferença entre pessoas empreendedoras pretas e pardas, em relação às brancas, ampliou de 1,1 milhão para 1,8 milhão.
Diante disso, conheça alguns negócios criados por afroempreendedores que se destacam pela inovação e pelo impacto na sociedade, inspirando novas gerações:
Conta Black
Fundada em novembro de 2017, por Sérgio All, a Conta Black - hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital - nasceu com o propósito de atender desbancarizados que não têm acesso a serviços bancários. Destinada a pessoas de todas as classes, a fintech oferece um leque de serviços com foco na educação financeira de seus usuários. O negócio teve início com investimento próprio, tendo recebido investimento-anjo recentemente.
Black Influence
Principal agência da América Latina especializada em influência e comunicação antirracista. Com perfil multidisciplinar, nascemos para potencializar pessoas e ideias, com propósito e verdade, que conecta marcas a comunidades diversas através de creators e influenciadores. Em poucos anos, nos tornamos referência em comunicação criativa, também sinônimo de representatividade na indústria publicitária brasileira.
Best In Black
Best In Black é uma hub de produtos e serviços, focada em promover experiências únicas de bem-estar, mentoria e networking para líderes, executivos, empreendedores e personalidades negras.
Ebony English
Criada em 2008, a Ebony English idiomas nasceu num momento de expansão socioeconômica da população afro-brasileira bem como do Brasil num contexto macro, onde os temas sociais tinham uma dinâmica global, introduzindo desafios e oportunidades. Neste sentido, o papel da Ebony é promover o empowerment, mesclando diversidade e tecnologia a partir do ensino da língua inglesa, levando em conta a história e a cultura afro diaspórica.
PretaHub
A PretaHub é um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É o resultado de vinte e um anos de atividades do Instituto Feira Preta no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil. O Hub pensa a relação com a cultura, a economia e o empreendedorismo pretos, a partir de um olhar honesto e propositivo, entendendo seus papéis fundamentais na mudança estrutural de uma sociedade – e um mercado – que precisa absorver esta população não apenas em seus processos de consumo, mas no respeito à sua existência enquanto potência criativa e empreendedora. Saiba mais através do site: Link.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAISE ALVES DE CARVALHO SILVA
[email protected]