21/08/2024 às 12h35min - Atualizada em 22/08/2024 às 00h01min

Programa de incentivo ao esporte da Atlas Eletrodomésticos atende cerca de 2 mil crianças, adolescentes e atletas

Empresa patrocina e incentiva clubes de futsal, futebol de campo e basquete, além de Instituto Theóphilo Petrycoski, em projetos com crianças desde os 06 anos de idade

MULTICONCEITO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa
Crédito: Maurício Moreira

Muito tem se falado da falta de estrutura e do apoio de empresas brasileiras aos atletas que representam o nosso país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Instituto de Pesquisa Opinion Box, aponta que 74% dos esportistas brasileiros não contaram com nenhum incentivo financeiro na infância. Outro dado relevante revelado é que 42% dos brasileiros mantinham o sonho de se tornar um atleta profissional, mas apenas 10% chegam a concretizá-lo. Dos que passam por essas etapas, apenas 20% conseguem se manter na profissão.

 

Com sede na cidade de Pato Branco, interior do estado do Paraná, a Atlas Eletrodomésticosproprietária das marcas Atlas e Dako, tradicional indústria de linha branca no Brasil, investe em um programa de incentivo ao esporte, com foco em clubes de futsal, futebol de campo e basquete da região, além do Instituto Theóphilo Petrycoski, que desenvolve ações voltadas a evolução educacional, cultural e esportiva em projetos transformadores, disponibilizados gratuitamente para a população local.

 

"Ao todo, são quase 2 mil pessoas, entre crianças e atletas, alcançados pelo apoio dado pela Atlas aos moradores da região. Na modalidade futsal, são três os times patrocinados pela empresa: Pato Futsal, UNIDEP Futsal e Coronel Futsal. No basquete masculino, o Pato Basquete recebe o apoio e patrocínio da empresa, assim como o Azuriz, clube de futebol de campo do sudoeste do Paraná", explica Márcio Veiga, CEO da Atlas Eletrodomésticos.

 

Confira o incentivo da empresa nas modalidades:

 

FUTSAL

 

Com 400 crianças em doze polos espalhados pelo Paraná, o Pato Futsal conta com um projeto social voltado ao rendimento que vai desde a categoria sub-17 até a sub-20, além de 45 atletas profissionais. Já a categoria feminina soma mais 120 crianças no projeto, totalizando mais de 500.

 

Alguns dos destaques do time são o ala Duduzinho, que foi formado na base e já está na categoria profissional e foi campeão sul-americano pela Seleção Brasileira de Futsal; o goleiro Djoni, que já disputou, inclusive, a Copa do Mundo de Futsal; o ala Neguinho, atleta que já foi convocado pela Seleção Brasileira. O time é um dos orgulhos da região, afinal já revelou mais de 20 atletas para o futsal nacional e internacional.

 

Já a categoria feminina conquistou o vice-campeonato paranaense na categoria sub-13 e o 3º lugar na categoria sub-15, em 2021. Nos Jogos do Paraná, é já é tricampeã, com títulos em 2019, 2022 e 2024. Com média de 40 alunos que passam por ano no masculino e 150 no feminino, o time já formou cerca de 1300 atletas desde o início do projeto.

 

Por sua vez, o Coronel Futsal conta com 227 crianças e adolescentes em 2024, entre 06 e 17 anos. Um dos destaques do time é Marlon Gabriel Prestes de Magalhães, goleiro do sub-20 da equipe, cria da base e titular em vários jogos do time principal na Série Ouro. Ao todo, já passaram pelo projeto mais de 500 alunos, incluindo as categorias de base, que também são visadas pela diretoria. Vale destacar que na temporada 2022/2023, a equipe obteve um grande desempenho e se firmou entre os oito primeiros nas categorias sub-17 e sub-20. Em 2020, a equipe sub-17 masculina se sagrou vice-campeã da Taça Brasil e representou o Estado do Paraná, em torneio que foi realizado em Recife/PE, em dezembro de 2023.

 

BASQUETE

 

Na modalidade basquete masculino, o Pato Basquete recebe o incentivo da Atlas, que contribui para a educação de 75 atletas na base, entre as categorias sub-08 e sub-22. Ao todo, são 200 crianças espalhadas pelos 10 polos do clube na região. Como o projeto ainda é recente no sentido da base, os atletas têm disputado os Jogos Olímpicos ou os Mundiais de suas categorias, disputando as finais e conquistando a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Interclubes no sub-17, sub-19 e sub-22. Gabriel Novaes, destaque do time, foi escolhido como MVP (jogador mais valioso) da Liga de Desenvolvimento do Brasil na categoria sub-22.

 

Com uma nova proposta desde 2020, o Pato Basquete vem trabalhando e formando crianças e adolescentes da região de forma mais estruturada, alcançando também os polos sociais. A equipe é pentacampeã paranaense e atual campeã dos Jogos Abertos do Paraná, além de disputar a 5 anos consecutivos o NBB, principal liga de basquete nacional, onde em quatro delas chegou aos playoffs.

 

Outro destaque da equipe é o atleta Almir de Freitas Junior, que começou nos polos sociais e hoje, com 15 anos, compõe a equipe sub-17, sendo convocado para o Programa de Desenvolvimento de Seleções.

 

FUTEBOL DE CAMPO

 

Fundado em 2018, o Azuriz Futebol Clube é um clube-empresa, do sudoeste do Paraná, e conta com 200 atletas, ao todo, que têm o apoio da Atlas Eletrodomésticos. A estrutura do Azuriz também utilizada como sede da Copa Umbro sub-14, considerado o Campeonato Brasileiro da categoria, que já está na sua 4ª edição em 2024.

 

O projeto visa não só aperfeiçoar a qualidade técnica dos jogadores, como também educar e formar o ser humano para a vida. Lucas Melo e Fabrício Prato, ambos atletas do Sport Club Internacional, foram formados no clube e convocados pela Seleção Brasileira de Base.

 

Atualmente, são mais de 50 atletas das categorias de base que foram formados no Azuriz e desfilam em grandes equipes do futebol brasileiro, tais como Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Atlético/MG, Cruzeiro, dentre outras. Um dos destaques do projeto, o atleta Gabriel Cardoso, de 19 anos, integra a equipe profissional do Farense, de Portugal, assim como Bruno Lopes, de 17 anos, que estreou pelo time principal do Vasco da Gama, no Campeonato Brasileiro Série A neste ano.

Por ano, passam pelo clube mais de 1500 crianças e adolescentes para avaliação.

 

Incentivo ao INSTITUTO THEÓPHILO PETRYCOSKI

 

Fundado em 2011 e localizado na cidade de Pato Branco/PR, oferece atividades para os participantes: ginástica rítmica, vôlei e coral. Ao todo, são 650 crianças, de 04 a 16 anos, atendidas pelo instituto, sendo 437 na ginástica, 120 no vôlei e mais 93 no coral.

 

Resultados e participações marcantes já foram alcançadas com atletas do Instituto Theóphilo Petrycoski, como premiações de 1º, 2º e 3º lugares no IX London Spring Cup de Ginástica Rítmica, neste ano, com a atleta Ana Letícia Silvério dos Santos. Também foram premiadas atletas da Categoria Juvenil e Adulto, em 2009, 2010, 2011 e também em 2024. Vale ressaltar que a Equipe Instituto Theóphilo Petrycoski, que também conta com o apoio da Prefeitura de Pato Branco, é a 7ª melhor equipe de Ginástica Rítmica do Brasil, na Categoria Juvenil.

 

 

Sobre a Atlas Eletrodomésticos

Atlas Eletrodomésticos é uma das mais tradicionais indústrias de linha branca no Brasil e líder do setor de fogões, hoje presente em milhões de lares brasileiros com as marcas Atlas e Dako. Ao longo de 73 anos, a empresa construiu uma forte relação com seus consumidores e segue inovando a experiência de cozinhar. Fundada e sediada no município de Pato Branco, no interior do Paraná (PR), a companhia conta com aproximadamente 2 mil colaboradores, escritórios em Jundiaí (SP) e São Paulo (SP), além dos melhores revendedores do mercado e um robusto time comercial espalhado por todo o país.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNO PAULO COLLA DOS SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.