15/08/2024 às 10h33min - Atualizada em 17/08/2024 às 00h01min
Dificuldade para enxergar para perto afeta população acima dos 40 anos no Brasil e no mundo
Especialista alerta para os cuidados no tratamento da presbiopia, ou “visão cansada”
ANDREA VALE
Acervo Clínica Iluminar Oftalmologia
Você já ouviu falar na presbiopia? Talvez não, mas vai lembrar dos sintomas trazidos pela perda de flexibilidade do cristalino do olho, que dificultam o foco em objetos próximos, por causa do envelhecimento: vista cansada, dificuldade de enxergar para perto e visão embaçada são alguns desses sintomas. A presbiopia é uma condição natural, que atinge muitos indivíduos, principalmente a partir dos 40 anos. Na verdade, depois dos 55 anos, todos passarão pela presbiopia.
A vice-presidente da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) e proprietária da Clínica Iluminar Oftalmologia, Dra. Leila Gouvea, alerta para a necessidade de uma consulta oftalmológica para corrigir o problema: “É necessário ser consultado por um oftalmologista. Comprar óculos em qualquer lugar, sem prescrição de um oftalmologista, pode esconder doenças por trás da presbiopia. O oftalmologista não receita só óculos, ele avalia a condição do olho do paciente”, alerta.
Presbiopia e o uso de telas
Apesar de afetar milhões de brasileiros, a presbiopia não tem relação com o uso de telas e nem é uma doença, é uma alteração fisiológica natural, que não tem como ser prevenida e que já atinge cerca de 18% da população brasileira. “Não é possível prevenir a presbiopia, mas existem várias opções eficazes para corrigir a visão e essa correção não pode ser negligenciada pelo paciente”, esclarece a especialista.
O autônomo Alan Ribeiro, de 45 anos, usa óculos para perto desde os 43 anos. Ele procurou um oftalmologista porque percebeu que passou a ter dificuldade para ler livros e enxergar detalhes da própria comida no prato. “Eu me assustei porque eu comecei a ter que esticar o braço para ler,... a comida ficou embaçada, o teclado do computador ficou embaçado...”, explicou.
Cura e tratamento da presbiopia
A presbiopia pode ser corrigida com o uso de óculos, de lentes de contato, inclusive mono visão, que é enxergar com um olho para perto e o outro para longe, e com cirurgias, que antes dos 55 anos, têm prazo de 4 a 5 anos de validade. Já a partir dos 55 anos de idade, o procedimento é definitivo, porque o olho deixa de sofrer muitas alterações. Nesses casos, o uso dos óculos ou não, pós-cirurgia, depende da condição do olho de cada paciente.
Dra. Leila explica que a cirurgia para a correção da presbiopia é a mesma da catarata, mas com abordagem diferente. Hoje, com o avanço da tecnologia na área oftalmológica, durante o procedimento cirúrgico, aplica-se a tecnologia 3D. “Parecida com a laparoscopia, que é feita com furinhos, hoje, fazemos uma incisão mínima, de 2 milímetros. Colocamos o microscópio e, por meio de uma televisão de 60 polegadas 4k, temos uma imagem altamente nítida e o resultado do procedimento é absurdamente preciso”, destaca a vice-presidente da ABCCR.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Andrea Queiroz Vale da Costa
[email protected]