Por Dagmar Rivieri, fundadora da Casa do Zezinho
O meu amor pela educação sempre será o foco na minha vida profissional e pessoal. Onde quer que eu esteja, estou sempre aprendendo e quero ensinar aos outros. Quando fundei a Casa do Zezinho há 30 anos, tinha o sonho de proporcionar um ambiente onde crianças e jovens pudessem se desenvolver da melhor forma possível e desde então, o esporte tem sido uma parte fundamental da nossa missão. Ele não apenas promove a saúde física, mas também atua como uma poderosa ferramenta de transformação social.
Além de melhorar a condição física, nossas atividades esportivas oferecem um ambiente seguro e estruturado onde crianças, adolescentes e jovens podem se expressar livremente e construir relacionamentos positivos. Por meio do esporte, eles desenvolvem um senso de comunidade e pertencimento, o que é essencial para o crescimento. As atividades esportivas promovem disciplina, foco, autoconfiança e autoestima, possibilitando a abertura de portas para futuras oportunidades e promovendo a inclusão social e a saúde. Quando uma criança ou adolescente tem a oportunidade de crescer em um ambiente saudável e com o esporte, eles aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar regras e a superar desafios, habilidades essenciais para a vida.
Um fator que dificulta o acesso de muitos jovens a diversas modalidades é o alto custo dos materiais esportivos. Equipamentos como bolas, redes e uniformes representam um investimento considerável, o que torna necessário buscar alternativas e adaptações para garantir a participação de todos. Além disso, a falta de espaços adequados para a prática esportiva é também um obstáculo, tendo em vista que nem todos têm acesso a campos, quadras, ginásios e piscinas. Por isso, superar esses desafios exige criatividade, parcerias e um esforço constante para manter viva a chama do esporte.
Agora, em época de Olimpíadas, é um momento ainda mais especial para incentivar e reforçar a importância que o esporte tem na vida de crianças e adolescentes. Muitos deles acompanham a trajetória de atletas como Marta, Gabizinha e Raíssa Leal, o que se torna um lembrete do poder do esporte. Eles se inspiram, sonham e, mais importante, aprendem que, com esforço e dedicação, podem alcançar qualquer objetivo. Por isso, vamos exibir alguns jogos durante o período de aulas, mostrando uma variedade de modalidades, para que assim eles conheçam e valorizem cada vez mais as práticas esportivas, reconhecendo sua importância.
O esporte é uma parte indissociável da minha missão e também da Casa do Zezinho. Ele transforma vidas, gera oportunidades e, acima de tudo, constrói um futuro melhor para nossos Zezinhos e Zezinhas. E em tempos de Olimpíadas, essa chama esportiva brilha e inspira novas gerações, tornando o amanhã repleto de novas possibilidades.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA CHRISTINE PUGLIERI IKE
[email protected]