Com oficinas lúdicas e pedagógicas gratuitas no contraturno escolar, os projetos da Afesu e do CEAP estimulam o aprendizado na educação regular, aperfeiçoando e desenvolvendo novas habilidades na formação de jovens entre 8 e 18 anos. No primeiro semestre de 2024, 236 meninas foram atendidas pelo Projeto Vida da Afesu, beneficiando 944 famílias da Zona Sul da capital paulista, enquanto o CEAP registrou 376 alunos matriculados, impactando indiretamente 1.400 famílias.
As iniciativas da Afesu (Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários) e do CEAP (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante) atendem diversos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, criando condições para a formação de cidadãos que modificam a sociedade e o mundo por meio do seu trabalho. Localizados no bairro da Pedreira, região que abriga a 8ª maior favela de São Paulo, as organizações transformam realidades ao oferecer novas oportunidades para os jovens, em uma área que enfrenta altos índices de evasão do Ensino Médio e inúmeros problemas sociais.
A metodologia de educação singular adotada pelo CEAP (para meninos) e pela Afesu (para meninas) é baseada na igualdade de oportunidades. Personalizando a educação e adaptando-se aos estilos de aprendizagem próprios de cada gênero, essa estrutura potencializa o aprendizado e pode trazer benefícios como a diminuição de distrações, redução dos problemas de comportamento, melhora dos resultados acadêmicos, reabilitação de alunos com dificuldades escolares e atenção dedicada aos principais problemas que afetam o desenvolvimento de um plano de futuro mais amplo para cada gênero, que são desafiadores e bastante diferentes em sua essência.
Por meio de uma abordagem lúdica, as oficinas da Afesu mesclam seus conteúdos com temas fundamentais, como a importância da virtude da paciência, rara em tempos de redes sociais e streamings e rodas de conversa para expressarem sentimentos e ideias a respeito dos assuntos relacionados.
“As atividades englobam artes, esporte, música, cultura e lazer, além de abordar conteúdos de Matemática, Linguagem, Inglês e Informática", descreve Sonia de Almeida, diretora executiva da Afesu. “O projeto gera oportunidades, esperança e confiança em uma sociedade mais justa e inclusiva”, acrescenta.
No CEAP, meninos do 6º ano ao Ensino Médio aprendem por meio do EPT – Ensino Profissionalizante Técnico, que oferece cursos como Robótica e Automação, Informática, Criatividade e Inovação, Administração, Redes de Computadores, Programação e Produção Audiovisual. A presença das famílias acontece no Curso de Formação de Pais: um ciclo de atividades, palestras e debates semanais sobre temas que cercam o ambiente familiar atual e incluem toda a comunidade abraçada pelo projeto.
Os alunos ainda realizam visitas às empresas parceiras para integração ao ambiente de trabalho e participam de programas de mentorias profissionais com voluntários, onde têm a chance de esclarecer dúvidas e enriquecer sua formação. "No CEAP, enxergamos cada jovem como um potencial agente de mudança, e oferecemos as ferramentas para que eles absorvam conhecimentos para ir além da sala de aula, tanto no desenvolvimento pessoal quanto no profissional", ressalta Gustavo Pena, diretor de desenvolvimento institucional do CEAP.
A Craft também ministrou palestras e workshops, reforçando a importância da educação como a mais poderosa ferramenta de inclusão e equidade.
“Investir em projetos sociais que promovam o desenvolvimento de jovens talentos, meninos e meninas com suas particularidades de atenção para uma inserção de sucesso na sociedade, é fundamental para construir um futuro com mais equidade, permitindo que eles alcancem seu potencial pleno”, afirma Priscilla Bueno, Chief Transformation Officer (CTO) da Craft. “Além de viabilizar a educação continuada de dezenas de alunos todos os anos, há 10 anos, já contratamos mais de duas dúzias de jovens na Craft diretamente. Temos muito orgulho e segurança em indicar vários outros para toda a nossa indústria – inclusive, trabalhamos em conjunto para desenvolver novos treinamentos.”
A Craft acredita na potência desse apoio, e por meio dessas parcerias, reafirma o compromisso com a educação e o desenvolvimento de talentos, transformando realidades e auxiliando na formação de jovens mais conscientes e preparados para o futuro.
Sobre a Craft
A Craft é uma multinacional brasileira especializada em transporte internacional de carga, focada na consolidação de embarques e negociação de contratos marítimos, aéreos e terrestres para todos os intervenientes da cadeia logística. Fundada em 1997, tem operação própria em 10 países por meio de 35 escritórios espalhados na América do Sul e do Norte. Suas soluções em escala otimizam, garantem a qualidade, frequência e controle de cada embarque, conectando seus 1100 especialistas às redes globais especializadas por modal. A Craft é fundadora de centros de procurement marítimo e terrestre na Ásia, Europa e Estados Unidos (LP Global e WSL) e reconhecida pelo relacionamento próximo a seus clientes e parceiros. A empresa oferece rotas e serviços exclusivos que somente um intermediador neutro com amplo volume e flexibilidade é capaz de entregar. Para mais informações, acesse: www.craftmulti.com.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Letícia Herenyi Silveira
[email protected]