Antônio Pereira recebe “Fiotim- Museu em Movimento” ago 7, 2024 Redação Antônio Pereira recebe "Fiotim- Museu em Movimento" O distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, recebe neste sábado (10) a apresentação do Art-Truck “Fiotim – Museu em Movimento”, que tem visual inspirado em circo e parque de diversões. Conduzido pelo personagem Jorge K, um camelô-arteiro-viajante, os moradores terão a oportunidade de conferir diversas obras de arte. A apresentação começa às 14h e se estende por toda a tarde. A apresentação contará com a participação de Jarbas Lopes, artista do ‘Cinema Parado’.
Dentro do trailer-galeria estão expostas 40 obras inspiradas nas criações monumentais encontradas em Inhotim. O parque de esculturas é composto por objetos que permitem ao público uma interação alegre e festiva com a arte. Para ‘reger’ esta obra, o artista Jorge Fonseca criou o personagem “Jorge K”, que atua como mestre de cerimônias.
A saga de Jorge K. Jorge K é um camelô que visitou o importante museu de Inhotim em Minas Gerais. Encantado com a verdadeira romaria que presenciou, ele descobriu ali uma oportunidade de mudar de vida. Decidido a compartilhar sua experiência, Jorge K se lançou na missão de criar miniaturas de tudo o que viu no museu. Mesmo sem entender profundamente as obras e com recursos limitados, ele produziu uma série de souvenirs que imitam os objetos de adoração, visando ‘tirar proveito’ da fé e da devoção dos visitantes contemporâneos, ávidos por progresso espiritual, sabedoria e conhecimento.
Leia também:
Zé Leandro desiste de candidatura e indica o vice para a chapa de Duarte Jr em Ouro Preto Júlio Pimenta confirma candidatura em Ouro Preto, ainda sem definir vice O projeto Fiotim chega a Antônio Pereira Jorge K, personagem criado por Jorge Fonseca, possui uma biografia, personalidade própria e um visual altamente cativante. Ele realiza performances e é uma atração adicional neste universo envolvente. O projeto “Fiotim” venceu o 1º lugar no Prêmio Funarte – Conexão Circulação Artes Visuais 2016. Fonseca se inspirou nos mascates e camelôs de antigamente, assim como nos “gabinetes de curiosidades”, pequenos circos sobre rodas que percorriam cidades do interior, levando exposições de raridades e novas descobertas ao público.