05/08/2024 às 13h12min - Atualizada em 05/08/2024 às 16h01min

Politize! lança material com dicas para jovem que exercerá seu primeiro voto nas eleições municipais de 2024

De maneira leve, didática e interativa, o Guia do Eleitor busca descomplicar a política e ressaltar a importância de fazer parte do processo eleitoral

PAULA OLIVEIRA
Divulgação
A participação de jovens nas eleições que se aproximam deve ser a maior dos últimos tempos. Segundo o portal de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre fevereiro e março desse ano, foram mais de 116 mil jovens alistados com menos de 18 anos. Em 2020, esse número foi de, aproximadamente, 46 mil registros no mesmo período.

Diante desse cenário, a Politize!, maior organização da sociedade civil de educação política da América Latina, desenvolveu o exclusivo Guia do Eleitor 2024. É manual focado, principalmente, para quem exercerá seu primeiro voto ou não está familiarizado com os alguns conceitos envolvidos no processo eleitoral.

“Queremos mostrar que a cidadania pode ser exercida por qualquer pessoa, em qualquer lugar, gerando mais conscientização, engajamento e, por consequência, maior participação dos brasileiros, principalmente os jovens, nas eleições”, afirma Luiza Wosgrau Câmara, Gestora do Núcleo de Comunicação da Politize!.

O intuito do Guia do Eleitor é levar informações acerca de temas fundamentais para que o brasileiro possa escolher seus candidatos de forma consciente. O material traz, de maneira leve, didática e interativa, um compilado de dicas de como os eleitores podem acompanhar o trabalho dos políticos que serão eleitos nas eleições de 2024.

Confira:
  • Portais da Transparência e Tribunais de Contas: tem informações de como os recursos da cidade estão sendo usados. Dá para acessar tudo de forma gratuita e online;
  • Audiências Públicas: permite debater sobre os problemas das cidades, além de participar como ouvinte ou compartilhando opiniões;
  • Conselhos Municipais: estar nesses grupos permite acompanhar as discussões sobre vários temas de interesse da cidade. Nesse caso, é possível consumir a informação na fonte, sem fake news ou fontes tendenciosas;
  • Lei de Acesso à Informação (LAI): esse canal dá o direito de perguntar algo específico e receber uma resposta de um ente oficial;
  • Plataformas de dados abertos: é como se fosse um site aberto de pesquisa, mas só com dados públicos da sua cidade.

O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam. Essa frase é creditada ao Arnold Toynbee, importante historiador britânico e se faz cada vez mais atual. “O nível municipal é o mais próximo da população. Ele desempenha importantes funções que afetam diretamente a vida das pessoas como educação, saúde, trânsito e cultura, por exemplo. Se as pessoas não pararem para se fazer ouvidas, os seus problemas também nunca serão”, comenta Luiza.
Para ter acesso ao material, na íntegra e gratuitamente, com essas e outras informações, basta acessar o site do Guia do Eleitor 2024, da Politize!.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULA LOPES OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.