A Sigbol, escola de cursos profissionalizantes de moda e costura, completa 55 anos em julho de 2024. A instituição comemora esse marco com dez unidades espalhadas pela grande São Paulo e mais de 57 opções de cursos e programas de confecção e modelagem. Mais de 180 mil alunos já foram formados pela escola.
A trajetória da Sigbol começou em 1969 com a criação do método “siga as bolinhas e trace o seu próprio molde”, inventado pela italiana Elvira Nunari. Seu objetivo principal era simplificar a vida de milhares de mulheres que se dedicam à arte da costura e profissionalizá-las. Carmem Aparecida de Freitas, mãe do atual diretor da escola, Aluízio de Freitas, era uma grande amiga de Elvira. Devido a idade avançada da criadora da fórmula original, ela decidiu vender sua marca a Carmem, que junto ao seu marido passou a publicar as técnicas utilizadas no curso.
O método se tornou uma febre e o crescimento nas vendas das publicações fez com que Carmem e sua família tivessem a iniciativa de abrir uma escola para garantir que essa metodologia, até então vendida aos consumidores por meio de anúncios e revistas, pudesse ser ensinada para mais gente. Dessa forma, em 1982, Aluizio, esposo de Carmem, desenvolveu o primeiro curso de costura e modelagem de roupas na Vila Mariana, em São Paulo. Posteriormente, o filho do casal assumiu os negócios da família e se tornou diretor da instituição. E assim nasceu a Sigbol no formato de escola técnica e profissionalizantes de moda e costura.
A escola oferece mais de 57 cursos e programas rigidamente testados e comprovados que promovem a melhor capacitação e desenvolvimento dos alunos. Dentre eles estão os cursos de modelagem, costura, criação e desenvolvimento pessoal. Na visão de Aluizio, atual diretor, trilhar esses 55 anos traz o sentimento de realização e satisfação: “Melhorar a vida de nossos estudantes sempre foi nosso principal objetivo, e podemos afirmar que cumprimos essa tarefa com excelência. Durante todas essas décadas levamos como aprendizado que a persistência, determinação e foco são a chave para grandes conquistas.”, conta.
Para os próximos anos, a direção tem planos que envolvem a expansão de suas unidades: “Queremos atingir o máximo possível de novos alunos, pessoas que buscam especialização no segmento de moda e costura e que possam ter suas vidas transformadas pela costura”.
Segundo um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), existem mais de 1 milhão de costureiras no Brasil. Dessa forma, cursos profissionalizantes na área, como os da Sigbol, garantem uma especialização para essas profissionais, e podem até mesmo incentivá-las a abrirem seu próprio negócio.
Esse foi o caso de Samanta Carvalho Barros, 44 anos, aluna da Sigbol de corte e costura e fundadora da Sam Motorclothes, marca que vende macacões para a prática de motociclismo. “As roupas tradicionais femininas para essa modalidade são muito vulgares e desconfortáveis, e decidi abrir minha própria marca para customizar as peças que uso.” Afirma, Samantha. Ela customizou sua primeira roupa em suas aulas na escola e hoje empreende no segmento inovando e incentivando outras costureiras a seguirem o mesmo caminho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAIQUE EDUARDO COSTA
[email protected]