O Brasil, terceiro País com a maior população de animais de estimação no mundo, tem observado um crescimento significativo em sua indústria Pet. Segundo o relatório Mercado Pet Brasil 2024, divulgado pela Abinpet, o setor registrou um aumento de 12,03% no faturamento no ano anterior, alcançando mais de R$ 47 bilhões. Destaca-se que o Brasil figura como o terceiro maior mercado pet global, com a Região Metropolitana de Campinas (RMC) movimentando R$ 3,2 bilhões, dos quais R$ 1,5 bilhão corresponde somente a Campinas, conforme dados da Associação Comercial e Industrial (Acic).
Segundo o médico-veterinário e diretor da Faculdade Veterinária Qualittas, Francis Flosi, “para o ano de 2024, as projeções indicam um crescimento regional de 9%, o que representa um aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao ano anterior, quando o crescimento foi de 7,4% em comparação com 2022.”
Para contextualizar, em 2019, Campinas contava com cerca de 582 petshops. Em 2023, a Acic contabilizou 620 estabelecimentos legalmente registrados, excluindo os clandestinos sem alvarás e CRMV na cidade. “Além disso, Campinas se destaca por abrigar grandes players do setor, como grandes faculdades, centros veterinários 24h e eventos de renome”.
Atendimento personalizado: o diferencial que cativa
Para Flosi, o avanço do mercado Pet é impulsionado pelo surgimento de novos serviços e produtos, como refeições naturais, itens para dietas personalizadas elaboradas por nutricionistas e Médicos-Veterinários de acordo com as necessidades individuais de cada animal, considerando possíveis alergias na pele, problemas renais, controle de peso, entre outros.
“Serviços como creches, Pet Sitter, que é o profissional que vai cuidar do animal quando o tutor não estiver perto, e planos de saúde têm se destacado nesse cenário”, aponta Flosi, que oferece cursos de Pós -Graduação e acaba de lançar a Graduação em Medicina Veterinária com horário marcado. Mais informações, acesse o site www.qualittas.com.br
Pet Vet, Pet Care e Pet Food
Conforme dados da Abinpet, o segmento de produtos veterinários para animais de estimação (Pet Vet) apresentou um crescimento de 16% no faturamento ao longo de 2023. Em seguida, o segmento de cuidados para animais de estimação (Pet Care) registrou um aumento de 15%, seguido pelo segmento de alimentos para animais de estimação (Pet Food), com crescimento de 10,6%. Tais projeções levam em consideração os números até o terceiro trimestre de 2023.
Humanização dos Pets
A crescente preocupação com a qualidade de vida dos animais de estimação reflete a tendência de humanização dos Pets, que são considerados membros da família. Movimento que teve alta devido à pandemia. “Os tutores têm buscado nutrição de qualidade, atendimento de excelência e cuidados abrangentes para garantir o bem-estar e a saúde de seus animais”, diz o especialista.
Avanços tecnológicos
Com a crescente conectividade dos tutores, o mercado Pet tem investido em inovações tecnológicas para aprimorar a qualidade de vida dos bichinhos. “A utilização de tecnologias como hemogramas, exames bioquímicos e de imagem tem contribuído significativamente para melhorar a qualidade dos diagnósticos e tratamentos”, destaca Flosi.
Profissionais qualificados são essenciais
O aumento na demanda por serviços veterinários ressalta a importância da qualificação dos profissionais da área. “É fundamental investir em educação contínua de qualidade para garantir que os Médicos-Veterinários estejam preparados para lidar com as diversas questões que afetam o bem-estar dos animais e do meio ambiente”, diz Flosi.
De acordo com o profissional, atualmente, o Brasil conta com 536 escolas de Medicina Veterinária autorizadas a funcionar, sendo 22 no modelo de Ensino a Distância (EaD), enquanto no restante do mundo há apenas 320 cursos superiores na área. Para efeito de comparação, os Estados Unidos têm 32 escolas de Medicina Veterinária, a Europa inteira conta com 95 e a China com 22.
O boom dos animais de estimação
O Brasil com seus 149,6 milhões de pets, tem testemunhado um crescimento significativo nesse setor. “Apesar das dificuldades econômicas decorrentes da pandemia, houve um aumento de 30% no número de animais de companhia nos lares brasileiros em 2021, evidenciando a crescente importância e relevância do mercado Pet no País”, finaliza Flosi.
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DANIELA CHINIARA NUCCI
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