29/07/2024 às 12h05min - Atualizada em 30/07/2024 às 00h01min

Rota 1 do projeto “Jogando com a Diversidade” passa por Açailândia e Paragominas promovendo temas relevantes para os jovens

Projeto juvenil interativo tem o objetivo de abordar questões relevantes, como inclusão, bullying e diversidade

ISABELLE MANCINI
Rodrigo Cordeiro

As cidades de Açailândia (MA) e Paragominas (PA) recebem, entre os dias 6 a 16 de agosto, o projeto "Jogando com a Diversidade", um espetáculo teatral juvenil inédito e interativo, que tem por objetivo abordar questões de diversidade, bullying e inclusão.

A experiência convida o público jovem a participar de um jogo cênico, explorando valores como a escuta, respeito, cuidado e empatia, além de promover um ambiente saudável. O projeto também distribui jogos impressos, semelhantes ao do espetáculo.

Entre os objetivos do projeto, estão: criar um ambiente para que os jovens vivenciem a empatia e escuta ativa, compreendendo a relevância da inclusão; proporcionar diversão e encantamento, para que os jovens se sintam acolhidos; contribuir para a redução da violência escolar e bullying. 

Os temas abordados no projeto são: acessibilidade, inclusão, conscientização sobre bullying e preconceitos, escuta como ferramenta de transformação e acolhimento dos jovens.  

Sinopse da peça

Ayo é uma garota inteligente e apaixonada por música e videogames que se mudou da Nigéria para o Brasil com sua família. Ela enfrenta desafios por sua deficiência física e sofre preconceito na nova escola. Depois de ser intimidada, Ayo se isola até que um incidente a faz buscar ajuda. Com a ajuda de outros personagens, eles criam um jogo de tabuleiro gigante para promover empatia e respeito entre os jovens.

A apresentação começa como uma peça de teatro tradicional, com os atores no palco e o público na plateia, durante 15 minutos. Depois de algumas cenas teatrais, ela se transforma em um emocionante jogo, com um tabuleiro enorme montado no chão, onde os jovens se envolvem ativamente. Eles são divididos em seis equipes, cada uma com dez pessoas identificadas por cores e pinos. Os participantes avançam no jogo lançando dados e enfrentando desafios que exploram temas como acessibilidade, empatia e inclusão. Ayo, a protagonista, interage com os grupos, compartilhando suas experiências e necessidades. O objetivo é que todos cheguem juntos ao final do jogo, promovendo empatia, aceitação e conscientização sobre a importância do respeito à diversidade para o bem-estar de todos. O jogo dura 45 minutos.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Jogando com a Diversidade” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Komedi Projetos e Primaq e Altia com patrocínio da CNH Industrial e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

"Reconhecemos que a inovação, a criatividade e a eficiência no trabalho dependem essencialmente do fator humano. Por isso, apoiar projetos que contribuem para a melhoria da educação faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento social na região. Acreditamos que investir na educação é investir no potencial humano, na construção de um futuro mais promissor e no crescimento sustentável da sociedade", afirma Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial.

Sobre a CNH Industrial: (CNHI NYSE / CNHI MI) é uma empresa de equipamentos e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; Kongskilde, fornecendo plantio direto, semeadura e implementos de feno e forragem; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH Industrial sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 40.000 empregados da CNH Industrial fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor. Para obter mais informações e os relatórios financeiros e de sustentabilidade mais recentes, acesse: cnh.com. Para conferir as novidades sobre a CNH Industrial e suas marcas, visite: media.cnhindustrial.com.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –  exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Jogando com a Diversidade” em Açailândia (MA) e Paragominas (PA)
Datas, horários e locais:

06, 07 e 08 de agosto - Paragominas/PA:

Local: EMEF José Dimax

Endereço: Assentamento Luis Inácio Paragonorte I, s/n, Zona RuraI l.

Local: EMEF Santo Antonio

Endereço: Av. Bernardo Sayão - Bairro Inocêncio Oliveira, Paragominas - PA.

Local: EMEF Raimundo Expedito Bragança

Endereço: Avenida Almir Gabriel Assentamento, s/n, Paragonorte II - Caip.

12, 14 e 16 de agosto - Açailândia/MA:

Local: Antônio Alves Moreira

Endereço: BR-222, 72, Açailândia - MA.

Local: Sudelândia

Endereço: Rua São Luís, S/N, assentamento 50 BIS.

Local: Antônio de Assis

Endereço: Rua Margarida Alves, SN BR 010, Assentamento Califórnia.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.