25/06/2024 às 11h31min - Atualizada em 27/06/2024 às 00h00min

O uso de aditivos na produção animal: saúde, segurança e sustentabilidade em foco

LUCIANA GONTIJO
Vaccinar/Divulgação
Priscila Raijche de Oliveira*

O uso de aditivos na produção animal tem crescido significativamente, impulsionado por consumidores que buscam produtos mais saudáveis, seguros e sustentáveis. Nesse contexto, o mercado se dedica a desenvolver soluções que atendam a essas demandas. Com os avanços tecnológicos constantes, as inovações na área de produção animal emergem como ferramentas essenciais para promover saúde e bem-estar animal, qualidade dos produtos e processos, além da redução dos custos de produção. Neste contexto, os aditivos têm se destacado cada vez mais como alternativas para melhorar a eficiência e sustentabilidade do setor.

Os aditivos são ferramentas importantes para otimizar os processos e a produção, aumentando a competitividade e a rentabilidade do negócio. Eles oferecem diversos benefícios para a indústria e os consumidores finais, garantindo alimentos seguros, de qualidade e promovendo práticas sustentáveis.

Existem várias classes de aditivos com diferentes funções. Os Aditivos Sensoriais alteram as características organolépticas e visuais do produto, como aromatizantes, palatabilizantes e pigmentantes. Estes, podem ser utilizados para melhorar o sabor, aroma e características físicas dos produtos, aumentando o consumo pelos animais e tornando os produtos mais atraentes aos consumidores.

Os Aditivos Tecnológicos são utilizados para melhorar a estabilidade, processamento ou propriedades físicas do produto. Estes aditivos incluem adsorventes, reguladores de acidez, antioxidantes, conservantes, emulsificantes, e estabilizantes, que atuam na saúde animal, preservação da qualidade do produto, melhora na peletização e extrusão, entre outros.

Já os Aditivos Nutricionais melhoram as características nutricionais do produto. Como exemplo, temos as vitaminas e aminoácidos, utilizados para fornecer mais nutrientes aos animais.

Por fim, os Aditivos Zootécnicos influenciam positivamente no desempenho dos animais, como prebióticos, probióticos, acidificantes e enzimas. Atuam na performance dos animais por meio da melhora na digestibilidade dos nutrientes e saúde animal.

Como escolher o melhor aditivo - Para escolher o aditivo ideal, é fundamental entender sua função e modo de ação. A eficácia dos aditivos pode depender de diversos fatores, como saúde dos animais, qualidade de mistura da fábrica, idade/fase dos animais, status sanitário dos animais, qualidade da água e tipo de dieta.

Além disso, antes de escolher um aditivo é importante entender o problema a ser solucionado e se o produto será eficaz nas condições apresentadas. Devem ser considerados fatores como capacidade de dosagem e mistura, modo de ação, custo de inclusão e retorno financeiro.

Os aditivos podem ser adicionados às formulações dentro de premixes e núcleos ou diretamente na mistura da ração. Eles podem também ser administrados via água, de forma contínua ou em períodos curtos e específicos.

A Vaccinar e a Linha Bio+ - A Vaccinar Nutrição Animal possui uma linha de aditivos, Bio+, que inclui produtos como adsorventes, probióticos, ácidos orgânicos e enzimas, desenvolvidos para melhorar a saúde e desempenho animal, além de otimizar processos fabris e reduzir custos.

A Vaccinar se destaca por seu departamento técnico qualificado e parcerias com instituições de ensino, garantindo a segurança e eficácia de seus produtos. A empresa está comprometida com a nutrição, sanidade, ambiência e manejo de qualidade, promovendo uma produção animal segura, sustentável e rentável.

*Priscila Raijche de Oliveira é Especialista de Aditivos da Vaccinar
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Luciana Maria Ferreira Gontijo
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.