31/05/2024 às 11h28min - Atualizada em 31/05/2024 às 11h28min
Festival do Clima em BH: Gastronomia, oficinas, música e muito mais; confira
Isabella Guasti - bhaz.com.br
Parque municipal de BH será palco principal das atrações (Amanda Dias/BHAZ)
A capital mineira se prepara para sediar a primeira edição do Festival do Clima, uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Belo Horizonte com Movimento Virada Climática, Festival Natureba e Paraíso Veg. O evento, que ocorre entre os dias 5 e 9 de junho, tem como objetivo promover a conscientização sobre as mudanças climáticas e o papel de cada indivíduo na preservação do meio ambiente.
A programação inclui apresentações artísticas, cinema, gastronomia, oficinas, atividades educativas e rodas de debate. “Os organizadores esperam abrir espaço para uma tomada de consciência sobre o papel de cada um nas mudanças climáticas que estão ocorrendo em todo o planeta”, informa o executivo em comunicado.
A abertura oficial do festival está marcada para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, no Teatro Francisco Nunes. Estarão presentes o secretário municipal interino de Meio Ambiente, Gelson Leite, e ativistas da causa ambiental. Durante a abertura serão debatidos temas como a “Voz das Crianças no Ativismo Ambiental”, “Racismo Ambiental” e “Regeneração Ambiental”.
Tendo o Parque Municipal Américo Renné Giannetti como principal local da programação, o Festival do Clima também contará com atividades no Teatro Francisco Nunes, Cine Santa Tereza e vários parques espalhados por todas as regiões da cidade.
Toda a programação é gratuita e algumas atividades contarão com inscrições antecipadas. Clique aqui para conferir as atividades programadas.
Programação diversificada
A programação do festival promete ser intensa e diversificada, com atividades para todos os gostos e idades. O Festival Natureba, por exemplo, trará uma seleção de filmes voltados para a conscientização ambiental, além de promover debates sobre sustentabilidade e gastronomia socioambiental. O evento conta com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Outro destaque do festival é o Movimento Virada Climática, que oferecerá uma série de oficinas, cursos e apresentações artísticas sobre a crise climática. O objetivo é promover a divulgação científica e a educação climática, além de desenvolver ações de adaptação e resiliência nas cidades.
Além disso, o festival contará com a participação de diversos parceiros, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o coletivo Ambientar, que promoverão exposições sobre a biodiversidade dos parques municipais e atividades de observação de insetos.
Para os interessados em gastronomia vegana, o Paraíso Veg realizará uma feira com produtos livres de exploração animal, além de oferecer atividades como feira de adoção de animais e aulas de yoga.
Mais uma edição do “Uma Noite no Aquário” vai movimentar o Aquário da Bacia do Rio São Francisco, que fica no Zoo de BH, na sexta-feira (7). A visita guiada, que acontece de 18h às 22h, é uma oportunidade para visitar o local sob um olhar diferente e conhecer as espécies de peixes que possuem hábitos noturnos.