O Instituto Votorantim e o banco BV anunciaram recentemente os municípios vencedores da terceira edição do Prêmio PVE — iniciativa em conjunto com o BNDES para melhorar a qualidade da educação pública. Com o tema “Inovar hoje para transformar amanhã”, o projeto premiou ações desenvolvidas ao longo do último ano nos municípios onde o programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) foi implementado. Itapissuma e Ouricuri, em Pernambuco, ganharam na categoria Gestão Educacional, Simões, no Piauí, e Cachoeira, na Bahia, na categoria Gestão Escolar, enquanto Barro Alto, em Goiás, foi premiada na categoria Mobilização Social.
Criado em 2008 pelo Instituto Votorantim, com apoio do banco BV e do BNDES, a Parceria pela Valorização da Educação tem como objetivo promover a melhoria da educação municipal pública por meio de um trabalho coletivo e integrado às secretarias municipais de educação de locais onde há presença de empresas do portfólio Votorantim. Em 2023, o PVE apoiou 43 municípios de 12 estados, gerando impacto direto em mais de 156 mil estudantes.
“O banco BV, como parte do Grupo Votorantim, acredita no poder de transformação promovido pela educação e nos frutos de um trabalho multidisciplinar, feito em equipe. Por isso, faz parte do PVE e fortalece conexões e parcerias que otimizam e engrandecem o foco das ações para a melhoria da educação municipal”, diz Tiago Soares, gerente executivo de Marketing e ESG do banco BV.
O Diretor do Instituto Votorantim, Cloves Carvalho, reforça a importância do PVE e o legado perpetuado pelo programa desde sua fundação. “O PVE é uma solução em rede, construída a várias mãos engajadas em fazer a educação gerar um impacto positivo que atravesse gerações. Acreditamos que essa é a direção para um futuro justo e sustentável”.
Projetos premiados
Com o apoio do banco BV, os dois municípios vencedores na categoria Gestão Educacional — que contempla projetos que alcançam toda a rede municipal de ensino, irão receber uma Sala Maker destinada ao ensino de robótica e assessoria técnica para capacitação dos professores e utilização do espaço.
Itapissuma (PE), que participa do PVE por meio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), foi premiado pela implantação de uma política de adaptação dos métodos de avaliação na educação inclusiva. Estendido a todas as escolas da rede, que soma 231 estudantes, a iniciativa permitiu a aplicação de avaliações pensadas a partir das especificidades de deficiências e transtornos de aprendizagem de cada aluno.
Em Ouricuri (PE), participante pela Auren, foi implementado um projeto de ampliação da oferta e demanda por ensino para atender alunos com transtornos de aprendizagem, deficiência e necessidade de investigação de diagnóstico. Como resultado, o número de estudantes assistidos pelo ensino especializado passou de 121 para 408.
Na categoria Gestão Escolar, outra vertical considerada pelo PVE, as escolas receberão a doação de cinco mil livros doados pelo banco BV. Simões (PI) com o apoio da Auren, implementou um projeto de educação antirracista que inclui incentivo à leitura de livros de autores negros, além de atividades de acolhimento e formação do corpo docente.
Em Cachoeira (BA), por meio da Votorantim Cimentos, a Escola Rural de Belém implementou um projeto de busca e visita às famílias de estudantes com deficiência a fim de aumentar o engajamento e o senso de pertencimento destes alunos ao ambiente escolar. Ângelo Lopes, gestor escolar, reforça a importância e abrangência da ação.
Por fim, o último pilar analisado, Mobilização Social, reconhece iniciativas que conectam a comunidade local à escola. Barro Alto (GO) venceu a categoria ao implementar um projeto para a valorização de três quilombos localizados no município, despertando o interesse e a curiosidade dos moradores do entorno pela história do município.
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BIANCA LEMOS DA SILVA
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