Segundo a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023, existem 90 milhões de empreendedores no Brasil. Embora ainda existam milhares de brasileiros que sonham em abrir o próprio negócio, a falta de conhecimento sobre como operar uma empresa e, principalmente, a ausência do pensamento empreendedor, se impõem como grandes dificuldades para que parte da população abandone o regime CLT.
Afim de solucionar esse problema, a empresa Alpha Leader Desenvolvimento Humano constrói um ecossistema de negócios que propõe o aceleramento do processo de desenvolver líderes e é focada em plantar o olhar empreendedor nos gestores de unidades de franquias.
Esse é um dos objetivos que move a carreira de Edvaldo Moraes, fundador da empresa. A mentoria oferecida por ele possui foco em vendas, de forma que o franqueado adquire uma postura mais proativa e assume a responsabilidade de crescer o negócio.
A Alpha Leader é responsável por mentorar alguns dos franqueados da Limpeza com Zelo, franquia pioneira em limpeza profissional há mais de 20 anos no mercado. Com a assistência, os gestores de franquias acumulam conquistas: “há um franqueado que não havia convertido nenhuma venda e, com a nossa ajuda, conseguiu fechar seus primeiros contratos, crescendo o pipeline”, conta Edvaldo. “Temos dois franqueados que, ao unirem os seus conhecimentos, aplicaram a primeira etapa do treinamento e acordaram três novos contratos, além de estarem negociando outros.”
Para Renato Ticoulat, CEO da Limpeza com Zelo e especialista em limpeza, o sucesso do franqueado é o segredo para desencadear uma rede próspera. “Temos dados que apontam o fechamento de três a cada dez MEIs em até cinco anos. Para além do dinheiro para investir em uma franquia, é preciso que o empreendedor tenha o tato e capacidade necessárias para manter um legado.”
Quantos aos modelos de mentoria aplicados, existem dois: o de vendas, realizada de forma online, mantendo o baixo custo, e existe outra área voltada para o pequeno e microempreendedor, que também tem a característica de baixo ticket, mas centraliza toda a parte de vendas e planejamento estratégico”, explica.
Segundo Edvaldo, a falta do planejamento adequado é um dos principais motivos que levam ao fechamento de negócios comandados por pequenos e microempreendedores. “É essencial ter uma visão que compreenda o curto, médio e longo prazo. Se não existe o planejamento adequado, não há o entendimento acerca das finanças e contabilidade, além de não saber montar equipes e ter uma forte carência em vendas.”
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Paloma Santiago Pereira Neto
[email protected]