28/05/2024 às 10h45min - Atualizada em 30/05/2024 às 00h00min

60% dos brasileiros só compram quando recebem um bom atendimento

Deixar os clientes satisfeitos é o maior desafio do varejo

GIOVANNA PRISCO
Divulgação
Desistir de frequentar um estabelecimento ou não efetuar a compra após um atendimento ruim é uma experiência comum para muitos. De fato, segundo o INSV (Índice Nacional de Satisfação do Varejo), baseado em quatro pilares essenciais: produto, atendimento, preço e loja, o atendimento tem uma importância fundamental na satisfação do cliente.

Relatório divulgado pela CX Trends no final de 2023 constatou que 60% dos consumidores só decidem definitivamente pela compra depois de receberem um apoio adequado por parte dos vendedores. Cristina Romagnoli, terapeuta de 65 anos, conta que já deixou de frequentar lugares após ser mal atendida. “Não é legal entrar em um lugar e ter que lidar com um atendente antipático ou muito forçado. Usualmente, só faço compras onde me sinto à vontade e bem recebida”, diz ela.

E essa não é uma característica exclusiva de Cristina. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Hibou, 53% dos brasileiros trocam de marca quando não recebem um atendimento agradável. Para solucionar essa importante questão, as marcas estão investindo consideravelmente no treinamento de seus colaboradores. “Tem que ser gentil e objetivo”, afirma Rogério Zorzetto, CEO da rede de lojas Prioridade 10, que possui mais de 70 unidades e é reconhecida por comercializar produtos com valor máximo de R$ 20.

“Ao adentrar nas nossas lojas, os clientes encontram artigos de qualidade, preço baixo, mas também são recebidos com uma assistência diferenciada, que torna o ambiente mais acolhedor”, conta Zorzetto.

Toda equipe está sempre disposta a ajudar. Na escolha de um presente, em um item de decoração, no tamanho certo da roupa. “Nossos clientes se sentem à vontade e têm o desejo de ficar mais tempo na loja", completa Zorzetto.

Sendo uma rede de franquias, a Prioridade 10 foca na excelência de seus produtos e também em treinamentos que saem diretamente da franqueadora, mantendo o padrão de qualidade em todas as unidades. “O consumidor vai ter sempre a mesma impressão sobre a forma como é recebido e tratado, não importa a localidade. Isso faz toda a diferença para o grande sucesso de nossas vendas. Não à toa, faturamos R$200 milhões no ano passado”, finaliza o CEO.

Sobre a Prioridade 10

A Prioridade 10, fundada em 2014, é uma rede de franquias de lojas especializada em oferecer produtos de qualidade por preços acessíveis que, em 2023, obteve um faturamento de R$ 200 milhões. Com uma variedade de produtos que vão desde itens de vestuário a brinquedos, presentes e produtos sazonais, a Prioridade 10 está comprometida em tornar a vida de seus clientes mais fácil e econômica, sendo uma excelente opção para investir o capital e tornar-se um empreendedor de sucesso.

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Giovanna Alves Prisco
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