27/05/2024 às 12h27min - Atualizada em 29/05/2024 às 00h01min

Grupo Move 3 e Sequoia triplicarão entregas mensais com novo Mega Sorter

Sistema terá capacidade de roteirizar até 34 mil objetos por hora e conta com tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data e Machine Learning

KAINA SPYRIDION CANOLA
EDB Comunicação
Grupo MOVE 3

São Paulo, maio de 2024 - Depois da fusão que resultou em uma gigante das entregas no Brasil, Sequoia e o Grupo MOVE3 lançam a primeira novidade em conjunto: o Mega Sorter Damon, um avançado sistema de classificação de cargas que potencializa as operações logísticas de maneira eficiente e inovadora. Ele é apto para atender diversos tipos de processos e tem potencial para triplicar a operação — ou seja, das 10 milhões de entregas mensais realizadas pela MOVE3 atualmente, será possível chegar a até 30 milhões.

O avanço se torna possível a partir da capacidade de roteirização do equipamento, que é de até 34 mil objetos por hora. O grande diferencial para alcançar esse feito é a quantidade de saídas, que são 303. Ricardo Sousa, Gerente de Projetos da MOVE3, explica: “Um número maior de saídas significa que teremos mais agilidade de roteirizar mercadorias de diferentes clientes, tamanhos e prazos. Quando você tem menos saídas, esse trabalho acaba levando mais tempo, pois você tem que separar as regiões (CEPs) manualmente, coisa que o sorter faz de forma automática”.

A novidade incorpora tecnologias já utilizadas no grupo, como inteligência artificial e Big Data. Na prática, isso significa que estarão disponíveis informações em tempo real para os controladores, de modo que o banco de dados seja alimentado com indicadores do equipamento e operação. Também foi aplicado Machine Learning na fabricação da máquina.

Projeto e desenvolvimento

Segundo Theo Palhano, Analista de Projetos Sênior da MOVE3, o Mega Sorter foi projetado pelo grupo em 2022, já pensado para ter uma fácil integração com outras empresas. “A carga da Sequoia tem um bom fit com o novo sorter, então o projeto atenderá de forma excelente tanto os atuais clientes do grupo quanto os clientes que estão vindo da Sequoia, bem como os que vamos conquistar posteriormente”, afirma. “Esse é um dos sorters mais avançados do mercado, destacando-se pela sua capacidade de atender a uma grande variedade de destinos, algo incomum entre os concorrentes. Isso está alinhado com nossa estratégia de maximizar eficiência e abrangência de serviço”.

Desde o início, o objetivo era alcançar um alto poder de processamento. Palhano pontua: “Nós trabalhamos com volume de franquias, então a franquia A tem mais volume, a B tem menos, e por aí vai até a franquia E. O novo sorter é capaz de lidar com os volumes A, B e C de uma vez. O volume D pode ser processado por outra máquina de capacidade menor, e a franquia E pode ser tratada manualmente. Essa separação otimiza nossas operações”.

Até o momento, para atender às operações da Carriers, Rodoê e da Moove+ e as que já estão vindo da Sequoia, são necessários três separadores com saídas limitadas. O Mega Sorter tem o dobro da capacidade desses separadores combinados, com três vezes mais saídas.

Impactos e planejamento

De acordo com Ricardo, os efeitos do novo equipamento serão bastante positivos para os clientes, pois significa entregas mais eficientes, uma vez que será possível processar a carga diária mais rapidamente.

Já para os colaboradores, abre-se um horizonte de possibilidades operacionais, em especial para os times de rotas e transferência. “O sorter estimula a adoção de métodos inovadores e promove uma curva de aprendizado acelerada. As equipes poderão pensar em rotas e transferências mais rápidas, beneficiando seu próprio trabalho e o cliente final”, pontua o gerente.

No momento, o Mega Sorter Damon está em fases de testes finais e deve começar a operar no final de maio. Ao mesmo tempo, a MOVE3 e a Sequoia estão em fase de integração de times, alinhando líderes de diversos setores: RH, Marketing, Implantação, Operação, dentre outros. As entregas das duas empresas foram a primeira integração e já são realizadas em conjunto.

Sobre o Grupo MOVE3 

O Grupo MOVE3 está presente no mercado há mais de 30 anos e é referência em logística no Brasil. Sediado em São Bernardo, no ABC Paulista, opera em um espaço de mais de 40 mil m². Entre as empresas que fazem parte do grupo está a Flash Courier, líder no setor bancário

e com uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale-alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos, além da Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica JallCard, a fintech M3BNK, a startup goX Crossborder, as transportadoras Rodoê, Carriers e Levoo, além da Rede 1 Minuto.

Para se ter uma ideia da proporção da operação, atualmente, a malha de distribuição realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês. Nos últimos anos, o Grupo MOVE3 investiu pesado em tecnologia e inovação – como robótica, mobile, big data, automação e sharing economy – e no processo de adaptação às novas exigências do governo, em especial as obrigações de CT-e, MDF-e e SPED que, de maneira geral, têm o objetivo de garantir a transparência e a segurança durante o transporte. Além disso, está licenciada para operar no mercado de logística e distribuição de produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segmento que tem impulsionado ainda mais o crescimento da empresa. 

Informações à imprensa - EDB Comunicação

Kaina Spyridion

[email protected]  

(11) 96479-9935

Eduardo Cosomano

[email protected]  

(11) 97272-5400


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA SPYRIDION VARRICHIO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalg7.com.br/.